9 dicas para ter uma noite de sono tranquila

Neurologista elenca conjunto de boas práticas que devem ser realizadas antes de dormir para promover uma boa noite de sono

Fonte: Raquel Barreto

Dormir bem é fundamental para a saúde, pois ajuda a regular as funções do organismo. Para um descanso de qualidade, não há nada mais importante do que fazer a higiene do sono, conjunto de hábitos que contribuem para uma noite bem dormida.

“A higiene do sono é importante para um sono reparador, que permitirá uma melhor produtividade no dia a dia”, explica a neurologista e neurofisiologista Natália Longo. A especialista elencou nove ações que são essenciais para uma noite de sono tranquila e reparadora. Confira:

1. Policie seus pensamentos
Não passe o dia pensando na hora de dormir. Além disso, evite levar preocupações para a cama. Esse momento deve ser direcionado para o descanso.

2. Evite cochilos
Se você tem dificuldade para dormir, evite cochilar ou deitar durante o dia. Esse ato pode prejudicar ainda mais o seu sono.

3. Cuide da sua alimentação
Evite fazer refeições pesadas ou consumir muito líquido próximo ao horário do sono. Além de causar indisposição, pode provocar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono.

4. Atenção à cafeína
Interrompa o uso de substâncias que contenham cafeína e/ou nicotina antes do horário de dormir, como chá-mate, chá-preto, achocolatados, por exemplo.

5. Evite se exercitar antes de dormir
A prática de exercícios físicos ajuda na melhora do sono, mas evite realizar até uma hora e meia antes de dormir.

6. Tenha uma rotina
Estabeleça horários regulares de sono, mesmo aos finais de semana. Isso ajuda a sincronizar o sono com o nosso relógio biológico, permitindo que o organismo descanse na hora certa.

7. Faça algo para relaxar
Se não conseguir dormir, levante-se após 30 minutos. Então, procure se distrair: leia, escute música, realize alguma atividade relaxante em ambiente com pouca luminosidade, e só volte para a cama quando estiver com sono.

8. Adeque o ambiente para dormir
Deixe o ambiente confortável e com nível de ruído, temperatura e luminosidade agradáveis. Esses detalhes também impactam a qualidade do sono.

9. Exponha-se a luz do sol
Busque ter exposição à luz solar logo após se levantar e ao final da tarde. Ela estimula a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono.

Fechar