Blog do Robert Lobato com tema: Política e Tendências Assinar Feeds

Entidades divulgam ‘nota’ sobre questão dos quilombolas de Alcântara

2 comentários Por: Robert Lobato | 5 de março de 2009

Nota pública

Tendo em vista as últimas notícias veiculadas nos meios de comunicação acerca de suposta intransigência dos quilombolas de Alcântara em relação ao projeto espacial brasileiro, as entidades abaixo signatárias vêm a público dizer o que segue:

1. Não há nenhuma intransigência de quilombolas ou de entidades dos movimentos sociais que atuam em Alcântara, a respeito da implantação do projeto espacial brasileiro;

2. O problema do Ministério da Defesa e da Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space não são os quilombos, mas o ordenamento jurídico brasileiro e as normas internacionais de direitos humanos que os protegem.

3. Desde o início da década de oitenta o Estado brasileiro vem afrontando tais normas e somente a partir do ano de 2.000 os direitos dos quilombolas de Alcântara começaram a ser reconhecidos.

4. Historicamente a relação estabelecida pelo Estado brasileiro inclui a mentira, o não-cumprimento dos acordos, o deslocamento forçado, a destruição das identidades étnicas, a devastação dos recursos naturais) ;

5. Como conseqüência desses atos violentos, 312 famílias foram deslocadas compulsoriamente, perdendo sua soberania alimentar, tendo sua organização social destroçada e sendo impedidas de construir casas para as novas famílias que se formam;

6. Além das violências cometidas nas agrovilas, tais relações ainda se impunham também nos povoados do litoral até o final do ano de 2.008, com a invasão do território quilombola por empresas vinculadas à Alcântara Cyclone Space, que ali realizaram inúmeras perfurações, suprimiram vegetação sem licença do IBAMA, destruíram caminhos, roçados e  margem de rios. Ameaçadas em suas condições de existência as famílias reagiram instalando barreiras, obrigando a empresa a se retirar.

7. Somente com a homologação de um acordo, perante a Justiça Federal, em torno dos limites do território quilombola a ser titulado pelo governo federal, o conflito arrefeceu. As comunidades celebraram a nova postura do governo e a publicação do Relatório de Identificação e Delimitação, pelo INCRA.

8. Depois disso, de maneira inexplicável, representantes do Ministério da Defesa e da Alcântara Cyclone Space passaram a criticar os fundamentos do acordo, hoje decisão judicial transitada em julgado.

9. Ao mesmo tempo, a Alcântara Cyclone Space tentou adentrar o território étnico para fazer estudos ambientais, sem as devidas e necessárias cautelas do diálogo e do direito à informação, com as comunidades e suas entidades de assessoria.

10. O que ficou claro é que a empresa não pretende dialogar na presença das entidades de assessoria aos quilombolas, numa atitude hostil aos movimentos sociais locais. Tanto é que as comunidades aguardaram inutilmente a empresa para uma reunião no dia 18 de fevereiro.

11. Portanto, não há impasse e nem intransigências, da parte dos quilombolas e dos seus movimentos sociais representativos e muito menos interesses ocultos e escusos, como vem afirmando a empresa e setores do governo na mídia. O que há é a inaceitável falta de capacidade de diálogo por parte de setores do Estado brasileiro.

São Luís/MA, 05 de março de 2.009.

- SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE ALCÂNTARA
- MOVIMENTO DOS ATINGIDOS PELA BASE ESPACIAL (MABE)
- MOVIMENTO DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS DE ALCÂNTARA/MA
- PARÓQUIA DE ALCÂNTARA/MA
- ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES NEGRAS RURAIS QUILOMBOLAS (ACONERUQ)
- CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO (CCN/MA)
- CONSELHO MUNICIPAL DAS POPULAÇÕES AFRO-DESCENDENTES DE SÃO LUÍS/MA (COMAFRO)
- FÓRUM DE ENTIDADES NEGRAS DO MARANHÃO
- CENTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO NEGRA DE PEDREIRAS/MA
- SOCIEDADE MARANHENSE DE DIREITOS HUMANOS (SMDH)
- FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA DO ESTADO DO MARANHÃO (FETAEMA)
- GRUPO DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMA (GERUR)
- INSTITUTO PÓLIS
- JUSTIÇA GLOBAL
- CENTRO PELO DIREITO À MORADIA CONTRA DESPEJOS (COHRE)

2 Comentários »

  1. Presidente do Senado é dono de 15 praias no Maranhão

    Do Blog Verde, por Liana Melo:

    Ocupando pela terceira vez a presidência do senado, o novo chefe da casa, José Sarney (PMDB-AP), está na mira do presidente do PT do Maranhão, o deputado federal Domingos Dutra. A briga não é por cargos, mas sim porque o parlamentar colocou a boca no trombone para denunciar que a família Sarney é dona de 38% do município de Raposo. Os Sarney, segundo Dutra, fecharam o acesso a 15 praias do município.

    - A cidade é linda, as praias são maravilhosas, mas o turismo está prejudicado porque os visitantes não podem ir às praias - denuncia Dutra, que, na última sexta-feira, fez uma indicação ao ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, sugerindo a inclusão de Raposa e da Ilha de Curupu em um plano de desenvolvimento turístico completo.

    Comentário por Cruz — 5 de março de 2009 @ 23:37

  2. Presidente do Senado é dono de 15 praias no Maranhão

    Do Blog Verde, por Liana Melo:

    Ocupando pela terceira vez a presidência do senado, o novo chefe da casa, José Sarney (PMDB-AP), está na mira do presidente do PT do Maranhão, o deputado federal Domingos Dutra. A briga não é por cargos, mas sim porque o parlamentar colocou a boca no trombone para denunciar que a família Sarney é dona de 38% do município de Raposa. Os Sarney, segundo Dutra, fecharam o acesso a 15 praias do município.

    - A cidade é linda, as praias são maravilhosas, mas o turismo está prejudicado porque os visitantes não podem ir às praias - denuncia Dutra, que, na última sexta-feira, fez uma indicação ao ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, sugerindo a inclusão de Raposa e da Ilha de Curupu em um plano de desenvolvimento turístico completo.

    Resposta: Conversei sobre o assunto com o deputado Dutra, Cruz. Em breve farei uma entrevista com ele, inclusive sobre esse assunto da ilha de Curupu. Obrigado pela participação.

    Comentário por Cruz — 5 de março de 2009 @ 23:40

Feed RSS dos comentários deste post URL de TrackBack

Deixe um comentário

Reply to this comment
« Postagem anteriorPostagem mais nova »
  • Frase do dia

    “No nosso Maranhão, gestos de entendimento das oposições desencadeiam tiques nervosos (no grupo Sarney). A depender de mim, podem colocar os nervos de molho”. — Dep. Roberto Rocha, reafirmando a sua disposição em conversar com todas as forças oposicionistas e o “tique nervoso” que isso tem gerado no grupo Sarney

  • EnqueteSorry, there are no polls available at the moment.

Robert Lobato

Administrador de empresa, militante político, consultor da Fecomércio-MA, presidente do Intituto Devir de Gestão e Markenting. Um blogue para pensar o Maranhão na política e nos negócios. Artigos, entrevistas, informação, sempre com ética e respeito à inteligência do leitor.

Perfil Completo

Busca

Ir para o topo do site
Blogs JP
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br