Virgílio diz que Sarney ganha sobrevida até encontro com Lula, mas perde legitimidadeBrasília - O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), criticou ontem o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por recorrer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para decidir seu futuro político. Virgílio reconheceu, no entanto, que a decisão garante sobrevida a Sarney no cargo.
"Eu acredito que pode dar a ele [a conversa com Lula] uma permanência na Casa, se for o caso dele ficar, assim tipo El Cid, em cima de um cavalo, de qualquer jeito, mas não acho que resolva a legitimidade do presidente Sarney", disse Virgílio.
O tucano reclamou ainda da postura da bancada do PT que anunciou o pedido de afastamento do peemedebista, mas não oficializou. Virgílio disse que o PT está em cima do muro por medo de prejudicar um possível entendimento para a disputa eleitoral de 2010.
"O PT está com esse zigue-zague que está difícil de entender, tem hora que pediu a saída do presidente Sarney, tem hora que não pediu, é um ziguezague que não é o meu, o meu é linha reta", disse.
Para o líder do PSDB, o Senado precisa de mudanças administrativas para recuperar a imagem da instituição. O tucano apoia a criação de uma comissão para colocar uma reforma administrativa. "Você só pode ter mudanças reais, efetivas se você quebrar vínculos. Eu disse da tribuna, rompa com essa gente para não ter que romper conosco, presidente, especialmente comigo, eu entendi que ele decidiu romper comigo", avalia o tucano.
Depois de se reunir durante a manhã de ontem com Sarney, o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), anunciou que a bancada apresentou um pedido de afastamento de 30 dias ao peemedebista, mas a proposta foi rejeitada. Sarney afirmou aos petistas que só tomará uma posição após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
(Folha Online)
2 de julho de 2009 as 12:47
Se não tiver 3º mandado para Lula, o PT deve sair de cena nas eleições 2010.