Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição22,721
Edição 22,721

Nacional
Ator Fernando Torres morre no Rio de Janeiro aos 80 anos
Campanha de Kassab arrecada R$ 3 milhões numa semana
Patrimônio dos parlamentares candidatos cresceu em até 570%
Apenas 77 municípios no país têm possibilidade de realizar 2º turno
PF investiga se agente da Abin driblou função e fez ‘escuta’
Abin será fiscalizada por 7 ouvidores com mandato
Lacerda atribui afastamento da Abin a ministro da Defesa
Curiosidades da vida de Waldick Soriano
Waldick Soriano morre aos 75 anos no Rio de Janeiro

Lacerda atribui afastamento da Abin a ministro da Defesa

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 5 de setembro de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) afastado, o delegado da Polícia Federal Paulo Lacerda acha que foi decisiva para sua saída do cargo a intervenção do ministro Nelson Jobim (Defesa) na reunião de coordenação do governo, na última segunda-feira, ao dizer que a agência havia comprado maletas capazes de fazer escutas telefônicas e que, portanto, poderia ter sido efetivamente responsável por grampear o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes.

Desde que deixou o cargo, Lacerda tem negado que as maletas adquiridas pela Abin sejam capazes de reproduzir conversas telefônicas, como afirmou Jobim na reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disse que se trata de um equipamento defensivo, do mesmo tipo adquirido por outros órgãos, cujo objetivo é detectar apenas se existem grampos telefônicos ou ambientais em um determinado local. Chama-se Oscor 5.000.

Quando leu a reportagem publicada pela revista “Veja”, que atribui a um servidor da Abin um grampo que flagrou uma conversa entre Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o primeiro ímpeto de Lacerda foi deixar o cargo na manhã da segunda-feira. Não fez isso porque avaliou que seria assinar um recibo de culpa para a agência. Apostou na investigação que a Polícia Federal fará do caso.

Quando esteve na CPI dos Grampos, ao ser questionado sobre reportagens acerca de grampos ilegais atribuídos pela “Veja” à Abin, Lacerda afirmou que, nestes casos, o mais importante é avaliar quem seriam os interessados em desqualificar uma investigação. Falava da Operação Satiagraha, que levou à cadeia o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

(Folha Online)

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br