Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição22,693
Edição 22,693

Política
AGENDA DOS CANDIDATOS
Flávio Dino impulsiona campanha com grande caminhada na Av. Guajajaras
Pedro Fernandes promete construir pequenos estádios nos bairros
Gastão Vieira promete lutar para unir a educação e esporte em sala de aula
Castelo ganha recepção calorosa no João Paulo
Clodomir Paz abre comitê na área Itaqui-Bacanga
Madeira suspende agenda e cancela carreata
Candidatos de São Domingos do Azeitão e Conceição do Lago-Açu visitam Jackson
Evangelista e líderes do Mearim são recebidos por Jackson Lago
Alencar sanciona com vetos lei que blinda escritórios de advocacia

Alencar sanciona com vetos lei que blinda escritórios de advocacia

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 8 de agosto de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Brasília – O presidente em exercício José Alencar sancionou na noite de ontem, com vetos, o projeto de lei que blinda escritórios de advocacia em investigações policiais no cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão. Ele acatou o parecer do Ministério da Justiça que sugeria o veto a dois parágrafos da proposta.

Alencar vetou os parágrafos do projeto: 5º e 8º que tratam sobre os direitos do advogado, da inviolabilidade de seu escritório e de seus instrumentos de trabalho.

O parágrafo 5º definia o que são instrumentos de trabalho dos advogados protegidos pela inviolabilidade, como computadores, telefones, arquivos impressos e digitais. O parecer do ministério destacava que essa definição é alargada além do necessário, incluindo "documentos, objetos e mídias de som ou imagem, recebidos de clientes ou de terceiros".

Já o parágrafo 8º previa que a investigação se estendesse apenas aos instrumentos de trabalho privativos do advogado. Não atingiria, portanto, outros advogados empregados da empresa ou membros da sociedade.

O governo vetou o parágrafo para que não seja impedida a busca de provas intencionalmente ocultadas em escritórios, ou até mesmo propositalmente estocadas em ambiente ou máquina utilizados por mais de um advogado.

Alencar sancionou o projeto porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem oficial à China para acompanhar amanhã a abertura da Olimpíada de Pequim.

Há 15 dias, durante reunião de coordenação política, o presidente recebeu apelo de vários ministros para vetar o projeto integralmente. No último dia 25 de julho, em Lisboa, Lula criticou publicamente o projeto informando que todos deveriam ser tratados da mesma forma perante a lei.

"Acho que a lei no Brasil vale para todos, portanto, se ela vale para o presidente da República, vale para um jornalista, ela tem que valer para a OAB também", disse Lula em entrevista concedida na Embaixada do Brasil em Lisboa.

Ontem, no Rio de Janeiro, o ministro Tarso Genro (Justiça) confirmou a sanção da proposta e ressaltou que os vetos estão de acordo com o que defendia o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cézar Britto.

"Quero anunciar a sanção dos fundamentos do projeto aprovado pela Câmara e Senado que reforça as prerrogativas dos advogados. Fizemos dois vetos que não tiram a centralidade da reivindicação da OAB", afirmou Tarso.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br