Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição22,663
Edição 22,663

Nacional
CNJ manda suspender o pagamento de desembargadores no MA
Procuradoria acusa Dantas de tentar subornar delegado
Menino João Roberto é sepultado no Rio aos gritos de 'justiça'
Cacciola recorre à ONU para evitar extradição
Federal prende Celso Pitta, Daniel Dantas e Naji Nahas
Parlamentares que investigaram 'mensalão' se dizem surpresos
Divulgados os filmes que devem estourar nas bilheterias em 2008
Descoberto disco esquecido do cantor Jimi Hendrix
Home » Edições » 2008 » Julho » Edição 22,663 » Nacional

Parlamentares que investigaram 'mensalão' se dizem surpresos

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 9 de julho de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Parlamentares da CPI dos Correios que investigaram o escândalo do "mensalão" no Congresso receberam com surpresa ontem a notícia da prisão do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, do investidor Naji Nahas e do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Os três foram presos pela Polícia Federal na Operação Satiagraha por desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

O esquema foi descoberto com base nos desdobramentos das investigações do caso "mensalão. O relator da extinta CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse acreditar que ramificações do caso resultem em novos escândalos a serem descobertos pela PF e Justiça com os envolvidos no esquema.

"Há pendências em relação aos fundos de pensão. Tenho a convicção de que teremos também responsabilização no que diz respeito aos fundos", afirmou. Serraglio disse que a CPI suspeitava da ligação de Dantas com o publicitário Marcos Valério, mas não reuniu nenhum indício de envolvimento de Pitta e Nahas no esquema de desvio de recursos públicos.

"Apuramos que o Marcos Valério agradava o Dantas na medida em que o presidente do banco Opportunity o aproximava daqueles que comandavam o esquema. A previ havia tirado o Dantas da sua direção, ele precisava se aproximar do governo. O Marcos Valério servia para isso e ele, em troca, contratava empresas do Marcos Valério", disse Serraglio.

O relator disse que a operação da PF mostra que os trabalhos da CPI não terminaram em "pizza", uma vez que vem trazendo resultados práticos na apuração de crimes contra o patrimônio público. Assim como Serraglio, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que foi presidente da CPI dos Correios, também comemorou os desdobramentos das investigações.

"Acho que outros órgãos como o Ministério Público, Supremo Tribunal Federal e Polícia Federal tiveram muito mais tempo para investigar do que nós. Era impossível a CPI ter o nível de profundidade que esses órgãos têm. Obviamente, muitas informações que saíram da CPI deram resultado", afirmou.

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que foi um dos sub-relatores da CPI dos Correios, criticou a demora na investigação dos desdobramentos tanto pela PF quanto pelo Poder Judiciário. "Demorou até demais. Eram muitas frentes de investigações. A gente [CPI] sempre sustentou que o volume de recursos movimentados no valerioduto era muito maior, especialmente com o envolvimento de doleiros", afirmou Fruet.

A exemplo de Serraglio, Fruet disse que a CPI não reuniu elementos contra Nahas e Pitta, mas chegou a pedir o indiciamento de Dantas no final dos trabalhos. "A investigação tinha o Daniel Dantas no que diz respeito à operação de fusão da Brasil Telecom com a Oi. Mas tinha empresas, que a gente não tinha tempo de investigar, que contratavam empresas do Marcos Valério", afirmou Fruet.

(Folha Online)

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br