Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição22,683
Edição 22,683

Nacional
PB: liminar libera candidato de teste de alfabetização
PT irá à Justiça contra uso da máquina por Gilberto Kassab
Ministério Público Eleitoral pede perda de mandato de 32 vereadores
TSE vai discutir proposta de força-tarefa para garantir segurança de candidatos
SEBASTIÃO NERY
Polícia investiga morte de criança em creche de SP
Presidente da OAB defende sanção de lei que blinda escritórios de advogados
Sem-terra permanecem em fazenda de Dantas no Pará
Governo quer acelerar votação da 'lei do grampo' no Congresso
Eike Batista promete indenização para salvar a venda da MMX
Home » Edições » 2008 » Julho » Edição 22,683 » Nacional

PT irá à Justiça contra uso da máquina por Gilberto Kassab

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 29 de julho de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

SÃO PAULO

A coordenação da campanha de Marta Suplicy (PT) irá pedir que a Justiça Eleitoral investigue se houve uso da máquina pública pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que tenta a reeleição. Kassab enviou e-mails para subprefeitos pedindo uma “ação” de modo a tentar influir na última pesquisa Datafolha.

A mensagem foi enviada em 23 de julho – o primeiro dos dois dias de campo do levantamento, que apontou Kassab em terceiro lugar (11%).

O candidato do PSOL, Ivan Valente, protocolou no cartório da 1ª zona eleitoral paulistana uma representação de abuso de poder contra Kassab pelo suposto uso da máquina pública em benefício de sua campanha.

O prefeito negou o uso da máquina pública e repetiu que sua intenção era evitar que adversários, especificamente os petistas, influenciassem o levantamento. Os procedimentos de segurança e a metodologia do Datafolha impedem que ações coordenadas modifiquem o resultado.

Marta Suplicy, que visitou no domingo o Centro de Tradições Nordestinas e a festa anual dos motoristas de ônibus da capital, evitou comentar o caso. “Estou pasma, não tenho palavras”, limitou-se a dizer a ex-prefeita.

Coordenador da campanha petista, o deputado federal Carlos Zarattini (PT) justificou a intenção do partido de ir à Justiça contra Kassab. “Servidor público não é contratado para fazer campanha ou interferir nela.” A Lei Eleitoral prevê punições a quem utiliza cargo público para fins eleitorais. A pena para quem for condenado por tal ilegalidade pode chegar à cassação da candidatura.

O candidato tucano, Geraldo Alckmin, apesar de hospitalizado por conta de uma diverticulite, conversou com aliados e decidiu que não irá entrar com representação contra Kassab.

Dividindo o primeiro lugar nas pesquisas com Marta, o ex-governador disse temer dinamitar as pontes com o prefeito para um eventual acordo na disputa de segundo turno.

Reservadamente, a avaliação dos tucanos é a de que o gesto demonstra “desespero” e “descontrole” de Kassab. E pode afastar o prefeito de seu antecessor e padrinho político, o governador José Serra (PSDB).

(Folha Online)

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br