SENHORES GOLPISTAS
Rio – Dr. Sidney era chefe do serviço médico da penitenciária Lemos Brito, na rua Frei Caneca, Rio. Carlos Lacerda, governador da Guanabara, recebeu denúncias, mandou fazer um inquérito na penitenciária, demitiu o diretor por corrupção, chamou o doutor Sidney:
- O senhor vai assumir a direção da Lemos Brito.
- Governador, não entendo de penitenciária. Sou apenas um médico.
- O senhor tem duas qualidades que me bastam: é um homem correto e é respeitado por funcionários e presos. Vai assumir.
LACERDA
Doutor Sidney assumiu. Quando começaram os assaltos a bancos no Rio, no início da luta armada contra a ditadura, os seis primeiros presos foram mandados para a Lemos Brito. Dr. Sidney chamou o chefe da guarda:
- Chegaram aí seis jovens assaltantes de bancos. São das melhores famílias da cidade, envolvidos no terrorismo político, por extremadas convicções ideológicas. São presos políticos. Quero que eles fiquem separados dos presos comuns, isolados e recebendo tratamento especial.
- Pois não, senhor diretor. Vou dar tratamento especial a eles.
Ao meio dia, o chefe da guarda, um negão gordo e sisudo, abriu a cela dos jovens guerrilheiros, curvou-se cerimoniosamente:
- Senhores terroristas, boa tarde. Vamos ao almoço.
CACCIOLA
O banqueiro Cacciola já foi transferido para uma cela especial da Penitenciária de Bangu, subúrbio do Rio, por ter curso superior e doutorado em golpes financeiros. Podem chegar lá outros banqueiros para lhe fazerem companhia. O chefe da guarda lhes dará tratamento especial:
- Senhores golpistas, boa tarde. Vamos ao almoço.
DANTAS
Descoberto, afinal, o segredo de Daniel Dantas: ele não existe. É um ectoplasma. Na “Folha”, o Alan Gripp descobriu e contou:
- “Daniel Dantas não é nem nunca foi dono do Banco Opportunity. Oficialmente ele é apenas cliente (sic) da instituição financeira. Apesar de confirmar que ele gere seus negócios de um gabinete na sede do banco, no Rio, o banco afirma que ele não tem relação com a administração do banco. Dantas aluga a marca Opportunity para os donos do banco. Dório Ferman, que também foi preso pela Policia Federal, tem 99% das ações”.
Lula deve estar com inveja. Ele repete sempre: - “Não sei”,“não vi”.“não me contaram”. Daniel Dantas basta dizer: - “Eu não sou eu”.
PEDRO COUTTO
O escândalo do Banco Opportunity, apenas mais um desse latifúndio de golpes que é o sistema financeiro nacional, tem uma caixa preta gravíssima para a qual chamou a atenção, na “Tribuna da Imprensa”, a experiência e lucidez do nosso colega, o mestre Pedro do Coutto:
1. – “O ministro da Fazenda Guido Mantega e o presidente do Banco Central Henrique Meirelles são os responsáveis pela área financeira. Se, como a PF sustenta, Daniel Dantas realizou operações financeiras em massa, ludibriando a fiscalização e evitando o pagamento de impostos, o ministério da Fazenda e o Banco Central não podem ignorar”.
2. - “No caso da saída de capitais para fundos no exterior e seu retorno como se fossem estrangeiros, a responsabilidade pela não identificação da manobra, repetida há 20 anos, é do Banco Central. São bilhões em cima de bilhões, de reais, de dólares, de euros, de tributos não pagos. A evasão tributaria é tão grande que o ministro Benjamin Zimler, do Tribunal de Contas, projetou, para o ano de 2007, em R$638,3 bilhões”.
VEREADORAS
As cidades, sobretudo as capitais, se queixam de que os vereadores fazem muito pouco ou não fazem nada. No Rio, já está provado que, de longe, os melhores representantes do povo na Câmara Municipal são as mulheres. Mais sérias, mais atuantes, mais eficientes, mais dedicadas.
Não conheço todas. Aliás, só poucas delas. Mas deixo aqui, em ordem alfabética, a lista das vereadoras do Rio na atual legislatura, para vocês compararem as atuações delas com os mandatos dos homens:
Andréa Gouveia Vieira, Aspasia, Cristiane Brasil, Leila do Flamengo, Lílian Sá, Lucinha, Nereide Pedregal, Pastora Márcia, Patrícia Amorim, Rosa Fernandes, Silvia Pontes, Tereza Bergher, Verônica Costa.
CANDIDATAS
O Rio tem 13 mulheres em uma Câmara de 50 vereadores. Se a maioria da população é de mulheres, por que o Rio não faz uma experiência revolucionária e elege uma Câmara de Vereadores só de mulheres? Haverá candidatas suficientes? Claro que sim. Cada partido tem as suas e muitas delas excelentes. Sei de quatro que, eleitas, fariam competentes mandatos:
- Ingrid (PT), Liliana Rodrigues (PMDB), Dalva Lazaroni (PV), Clarissa Garotinho (PMDB). Faça você sua lista e vote na melhor.
Não se trata de nenhum feminismo. É uma realidade política.
BEN-PAIVA
Reparem e confiram. O presidente do FED (Banco Central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, é um sósia perfeito do jornalista e líder religioso Paiva Neto, presidente da LBV (Legião da Boa Vontade).
Vamos esperar que, no FED, o Bernanke seja um cidadão exemplar como o Paiva Neto é um cristão exemplar na LBV.
www.sebastiaonerry.com.br