NITROGLICERINA PURA!!! PODEM ANOTAR PARA CONFERIR DEPOIS!!! ESSA HISTÓRIA DA GAUTAMA COM O MARANHÃO, NÃO ESSA HISTORINHA AÍ QUE MONTARAM COM JACKSON E ZÉ REINALDO, MAS A VERDADEIRA HISTÓRIA DE ZULEIDO VERAS COM SARNEY, ROSEANA & CIA, É O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS!!! TÔ DIZENDO SEM MEDO DE ERRAR!!! O QUE TEM DE ‘COISA’ VINDO À TONA É DE ABALAR QUALQUER ESTRUTURA!!! LERAM A VEJA DA SEMANA PASSADA, NÃO LERAM???!!! POIS BEM... AGORA, LEIAM A DESSA SEMANA, JÁ NAS BANCAS, QUE FALA DO ROMERO JUCÁ E DO TAL DE MAGELA, DUAS LIGAÇÕES SUPER PERIGOSAS DE ‘DON BIGODON’!!! O JP TÁ REPRODUZINDO TUDO HOJE!!! VAI ‘FEDER’!!!
E o Sarney sabe tanto da gravidade da situação, que já agiu rápida e discretamente para trocar o advogado de Zuleido Veras!!! Para não se FERRAR de vez com a filha, Sarney já emplacou o FERRÃO como advogado do dono da Gautama!!! Quem tá dizendo não sou eu, é o atento ‘Radar’, da Veja!!!
Falar em “Sarney/Gautama”, meu amigo, tem cada trecho escrabroso de gravação no processo da Operação Navalha’, que é um negócio de ‘maluco’!!! Tem uma história envolvendo obras de infra-estrutura de uma prefeitura ‘roseanista’ da Grande São Luís que vai fazer a “Dama do MA” e seu Ded tremerem na base!!! E já notaram que o Sistema Mirante parou de falar em “Operação Navalha”???!!! Pois é..., por que, hein???!!! As ‘pulseiras de metal’ estão sendo ‘polidas’!!! E o ‘titio’ d’A Dama???!!! Esse mesmo é que está ‘apertado’!!! Se já gaguejava em circunstâncias normais, imagina agora!!!
Interessante nesse “Escândalo Gautama” é que, nos documentos obtidos pela Polícia Federal, algumas pessoas, como Shirley Duarte Pinto de Araújo, mulher de Ernane Sarney Costa, e Vandira Rocha, secretária de José Sarney, são identificadas pelo nome, e não por apelidos, mas ainda assim uma banda da PF e do Ministério Público Federal parece ter dificuldades em investigá-las e indiciá-las!!! Pelo critério que essa banda da PF e do MPF parece utilizar, a investigação fica mais fácil quando as pessoas são indicadas por apelidos ou códigos!!! Por exemplo, há casos em que uma folha de papel com a letra ‘A’ ao lado de um número é suficiente para provar que um funcionário público com o nome indicado por essa letra recebeu propina. No entanto, um comprovante de depósito em dinheiro realizado na conta bancária pessoal de uma assessora do Senado, lotada no gabinete da senadora Roseana, e que é mulher de Ernane Sarney, tio da senadora, não serve sequer como indício da prática de ilícito!!! Ou seja, devemos entender que para essa banda da PF e do MPF – tão zelosa em outros casos –, é normal que assessores da senadora Roseana Sarney recebam dinheiro da Gautama!!! Ou não???!!!
Bom, mas deixa essas histórias para o próprio JP, que tá contando tudo em suas páginas de hoje!!! Eu, da minha parte, vou ficar por aqui..., só ‘rezando’..., “orai pro nobre”!!!
Olha o que Dr. Pêta está alertando hoje, domingo, 29 de julho de 2008!!! Ou alguém, a Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral, a Polícia, sei lá, toma uma providência séria, ou essa campanha em São Luís vai ‘desgringolar’!!! Tem gente aí sendo financiada com dinheiro e cachaça para ‘aprontar’, pra promover ‘desmantelos’ na Ilha!!! Jovens da periferia, estudantes estão sendo usados para interesses sujos e perigosos!!! O incêndio dessa semana de um ônibus no Cruzeiro de Santa Bárbara foi devidamente ‘incentivado’, instigado e teve a liderança de um ‘menino’ financiado que já está se tornando problema em São Luís!!! A ‘sorte’ foi que exageraram na dose (ou nas doses) e o tiro, que tinha um alvo, acabou atingindo outro!!! O Serviço de Inteligência da Polícia deve entrar em ação imediatamente, para descobrir as origens de certos movimentos e até crimes que vêm pela frente!!! Esse do ônibus foi apenas uma mostra!!!
Tomara que não, mas há informações de que a baixaria vai começar!!! Vamos ver hoje, o que andaram tramando ontem à tarde para ‘jogar’ hoje, na convenção do PSDB que definirá o nome de Castelo como candidato a prefeito!!!
Eita, que esse “Deputado 43” não pára de ‘emplacar’ no Dr. Pêta!!! Nem no dia do aniversário ele escapa!!! Este ano, em vez dos tradicionais arraiais festivos que fazia na noite de São João, quando veio ao mundo, o ‘deputado’ inovou e foi comemorar no Cabana, com recepcionista na porta conferindo lista de convidados e tudo!!! Mas, contudo, porém, todavia..., dos 70 convidados que chamou, dentre os quais não incluiu o velho amigo ex-presidente MR, apareceram apenas 16!!! Até o ‘convidado-mor’, presidente de quase poder – essa é demais!!! –, resolveu “dançar em outro terreiro”; afinal, uma verdadeira noite de São João é pra ser comemorado nos arraiais, com arroz de cuxá, arroz Maria Isabel, vatapá, torta de camarão..., e não com filé, capão, arroz de carneiro, galinha caipira...
E se o ‘pai’ dá ‘manchete’ por um lado, o ‘rebento’ não fica atrás e ‘ataca’ por outro!!! Olha só essa de “Quarenta e Três...zinho”!!! Como hoje é a procissão de São Pedro, o empresário Hélio Maciel convidou um grupo de amigos para acompanhar o cortejo religioso marítimo, com saída do seu barco em frente ao Iate Clube!!! Aí, meu amigo, a genética falou mais alto!!! Ao saber do passeio organizado por Hélio, “Quarenta e Três...zinho” mandou fazer umas camisas ‘padronizadas’ e ontem estava oferecendo no Kanto A, a 15 reais, cada uma!!! Meu amigo, pense num ‘cabra’ zangado quando soube do ‘negócio’!!! Pois é..., o Maciel ficou uma ‘arara’..., quase cancela o passeio!!! O pior é que ‘Quarenta e Três...zinho’ ainda vai ter que se explicar com um dos ‘patrocinadores’ que estampou atrás nas camisas!!! E o que mais dá em águas salgadas nessa época é baiacu!!! Se o ‘patrocinador’ se inchar do jeito que o peixe incha, ‘coitado’ do filho do ‘Deputado’!!! Pode crer: filho de peixe, peixinho é..., principalmente em procissão dentro d’água”!!! Agora, já pensou se baiacu tivesse um ‘rebento’ ‘venenoso’ assim!!!
Inédito!!! Um diretor da Rádio Mais FM foi barrado na porta da emissora essa semana, por ordem do proprietário!!! Pense na cena!!! O diretor chegando, dando uma batucada ma porta e o segurança dizendo “não pode entrar”!!! Também, o ‘cabra’ anda fazendo consultoria fora e chegando só atrasado!!! “Luís, respeita Januário”!!!
Já viram as peças publicitárias mais novas da prefeitura de São José de Ribamar???!!! Pois é..., nelas são mostradas várias obras e enfatizados os programas desenvolvidos pelo município nas áreas de saúde, educação, transporte... tudo com muito ‘INSENTIVO’!!! É, meu amigo, por esse ‘INSENTIVO’ dá pra ver a quantas anda a educação por lá!!!
Meu amigo, o negócio tá ‘feio’ naquela prefeitura de altas mordomias que deveria estar na mira do Ministério Público e da Justiça!!! Descobriram, por exemplo, que o município ‘abriga’ nada menos que cinco médicos fantasmas, sendo um deles uma médica, rebenta do alcaide, e outro, filho do ex-alcaide!!! Enquanto isso, a saúde da população é precária..., só um médico atende toda a cidade..., mesmo assim com um receituário sem carimbo!!!
Por que será que o especial “São João no Nordeste”, levado ao ar pela TV Globo no sábado, após o Zorra Total, não exibiu nenhuma “tomadinha” da sua afiliada local???!!! Afinal, qual outra repetidora da Federação organiza uma quadrilha (junina!) melhor???!!! Será que os ‘patrícios’ locais não gozam mais do prestígio de outrora junto ao clã dos Marinho???!!! De fato, o entrosamento parecia maior quando o patriarca era vivo!!! Ainda assim, nada impediu Dom Roberto de enviar seus repórteres para cobrir o ‘estouro’ da Lunus pela PF!!!
Na 5ª feira (dia 26), um jornal ‘apressadinho’ publicou nota sobre a ausência inédita do São João local na ‘Vênus Platinada’!!! Afinal, desde a semana retrasada o JN destinava um bloco inteirinho aos festejos no Nordeste. Após o alerta do diário, foi então que o sistema começou a ‘guerra de nervos’. Mesmo assim, o resultado somente se produziu na sexta (27). Após muito custo, conseguiram autorização para ‘importar’ Francisco José, o repórter regional da Globo, que já estava em Fortaleza, cujos festejos haviam ido ao ar na quinta (26). Foi então que fizeram “gato-e-sapato” do “pobre”: colocaram-no para entrar ao vivo no telejornal local, à noite, e, finalmente, ele fez uma tomada para o JN em exibição nacional, cujo bloco também foi dividido com a gastronomia de Macéio.
Prova maior da improvisação é que, no dia anterior, de Fortaleza, o mesmo Chico José já anunciara que voltaria a mostrar o circuito Mossoró-Caruaru-Campina Grande no dia seguinte. Mas veio parar em São Luís!!!
Calcule se a Câmara não tivesse aclamado o 30 de junho como Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi. O fato sequer foi mencionado pela reportagem de Chico José, que ainda exibiu gravações de arquivo da afiliada local!!!
E aquele togado que adora um celular, hein???!!! Pois é..., agora resolveu transformar seu gabinete numa espécie de SPA!!! Sim, porque os ‘coitados’ dos funcionários, desde a hora que chegam, por volta das 08h00, ficam impossibilitados de almoçar e/ou fazer qualquer tipo de refeição no ambiente!!! Não são liberados antes das 18h00!!! Mas a ‘bóia’ do chefe chega na hora...
Rapaz, esse meu chefe não tem parelha!!! Domingo retrasado, estava no Iate fazendo ‘aquela’ festa com seu teclado, quando apareceu o poeta e compositor Paul Getty cantarolando a música ‘Linha Imaginária’, um grande trabalho de sua autoria com os compositores Zé Lopes e Nonato Matos!!! Sem conhecimento da melodia, meu chefe ainda tentou tocar no teclado, mas não conseguiu!!! Aí, desafiou, apostando que no domingo seguinte não só tocaria como cantaria toda a música, com introdução e tudo!!! Paul Getty não resistiu e topou!!! O ‘palco’ foi montado domingo passado, no Iate, e não deu outra!!! Com direito a torcida organizada, para deleite dos presentes, meu chefe ‘mandou ver’ na ‘Linha Imaginária’, de “cima para baixo” e de “baixo para cima” umas cinco vezes..., de quebra, ainda levou ‘cem pilas’ da aposta no bolso!!! É o fraco!!! Te cuida, Kosta Netto..., tu e Garrincha!!!
Meu amigo, tem ‘esquema brabo’ envolvendo gerente de banco oficial, secretário municipal e alguns ‘picaretes’ do Pindaré!!! Do jeito que a coisa anda, ‘nego’ tá virando proprietário de gado da noite pro dia!!! O secretário já dá expediente é no banco..., e chega até a organizar fila ‘pros’ “empréstimos/projetos”..., e tudo com aval do gerente!!! Auditoria e PF neles!!!
É fato que Dr. Pêta não ‘alisa’ com ninguém, nem com meu chefe..., mas tem mostrado aqui que sabe elogiar quando o ‘cabra’ merece!!! Portanto, é preciso registrar uma cena que um ‘repórter’ do Colunaço presenciou quarta-feira à noite, no aeroporto de São Luís!!! O corregedor-geral de Justiça, Jamil Gedeon, chegando em seu carro com a ‘cara-metade’ para apanhar um filho que regressava de viagem!!! Não fazia nada mais nada menos do que o correto, mas do jeito que as coisas andam hoje em dia com grande parte das nossas autoridades usando e abusando de carros oficiais, vale o registro!!! E que o exemplo seja seguido, como já é por alguns poucos!!!
O coronelismo ainda está latente em muitos municípios maranhenses!!! Naquela cidade a quase 200 quilômetros daqui, à beira da BR, não é que um leiteiro, que vende o produto a 1 real, de porta em porta, foi ameaçado por donos de fazendo, fornecedores de leite para a população!!! A ameaça é a seguinte: se ele não aumentar o preço do produto para dois reais, o leite será derramado!!! Proibiram o ‘pobre coitado’ de vender o leite a 1 real, e na rua só em lugar especificado. O caso foi parar na delegacia e deve chegar ao Ministério Público!!!
E não é que aquele famoso compositor do Rap da Ilha e de Linha Imaginária, apaixonado pelo Boi de Maracanã, foi visto acompanhando o Boi da Maioba, de matraca na mão e tudo???!!! No entanto, dizem as ‘boas línguas’ que ele não estava seguindo o Boi, mas, sim, a sua inspiradora musa, pois, como disse numa bonita toada, ele é Maracanã e sua musa Maioba!!! Será???!!!
E não é que aquele “Fariseu do Mahatma Gandhi” sofreu um atentado próximo à residência do “Dr. Pelado”???!!! Pois é..., agora só mandando aquele perito que vive sendo ‘assaltado’ investigar a autoria do delito, pois ele não perde um CSI!!! ‘Copiou’???!!!
Meu amigo, o que tem de gente “arrumando as malas” para ‘descer’ pra Pedreiras no próximo final de semana é uma ‘festa’!!! Tudo por conta da Vaquejada de Trezidela do Vale no monumental Parque Maratá, que acontece dias 04, 05 e 06 de Julho!!! Pense num ‘desmantelo’!!!
E pra fechar...
Prezado Dr. Pêta;
Fatos estranhos estão acontecendo em São José de Ribamar, no âmbito da sucessão municipal, o que está deixando o povo perplexo. Vejamos:
O prefeito Luís Fernando descartou a candidatura do atual vice, Ribamar Dourado, e do ex-secretário Édson Calixto como candidato a vice na sua chapa. As razões, conforme se comenta nos bastidores e que qualquer leigo na política entende como verídicas, derivam-se da necessidade do prefeito em aprovar suas contas no TCE, relativas aos anos de 2005 e 2006. Foram reprovadas por superfaturamento e montagem de licitação. Assim, foi convidado o advogado, Dr. Gil Cutrim, filho do atual presidente do TCE, Dr. Edmar Cutrim. Com essas ações, Luís Fernando demonstra claramente o desprezo para com o povo de Ribamar, como uma jogada para tirar do cenário político a família Câmara, que Ribamar Dourado representa na administração municipal, e aprovar suas contas no TCE. É lamentável como o atual prefeito vem tratanto o povo de Ribamar ao longo de toda a sua administração, desrespeitando completamente o povo que o elegeu, não dando oportunidade para este povo. Essa falta de respeito fica mais clara quando o prefeito contrata mais de 180 pessoas que moram em São Luís ligadas ao grupo Sarney, que José Reinaldo afastou dos quadros do Estado, quando este rompeu com o grupo Sarney, que hoje trabalham em diversas secetarias municipais, ocupando cargos de confiança, no lugar que deveria ser ocupado pelos ribamarenses. Luís Fernando não deu oportunidade ao povo de Ribamar que o elegeu. É mais lamentável ainda que, faltando poucos dias para a eleição, o prefeito está fazendo várias contratações irregulares com objetivos eleitoreiros, nas barbas do Ministério Público, que assiste passivamente aos desmandos. Como vereador e representante do povo de minha cidade, repudio esse tipo de comportamente por parte do atual prefeito que não demonstra um mínimo de respeito para com o povo de Ribamar.
Também quero registrar e repudiar outro comportamente do prefeito, que espalha na cidade que o Dr. Julinho não pode sair candidato, com o simples propósito de desacreditar e criar instabilidade no grupo político de Dr. Julinho. Como pode o Dr. Julinho não sair candidato se o ex-prefeito Laci, de Raposa, teve suas contas reprovadas pelo TCE, dos últimos quatro anos de sua administração, por improbidade administrativa, e já conseguiu uma liminar na Justiça garantindo-lhe o direito de sair candidato? E o Dr. Julinho teve duas contas reprovadas pela Câmara Municipal numa completa armação que caracterizou julgamento político, onde os vereadores, a mando do prefeito, rejeitaram as contas, fato que, segundo a RO-912 de 2007 do TSE, diz que não será considerado como forma de impedir que alguém saia candidato. As duas contas de 1993 (reprovadas pelo TCE por questões puramente técnicas) - falta de uma ata de 1995 aprovada pelo TCE que a Câmara rejeitou. Não existe nada que possa impedir o Dr. Julinho de sair candidato e a Justiça irá confirmar o que eu estou dizendo. Se Laci vai sair candidato, por que o Dr. Julinho não pode sair?
(José Ribamar Carneiro – Bite (PDT) – São José de Ribamar MA)
Caríssimo Dr. Pêta;
Lendo o “Guesa Errante” do dia 18/06/08, onde diz: “ociosamente, influi mentira”, o padre Antonio Vieirad diz: “dai-me, vós, homens ociosos que eu vo-los darei mentirosos”. De onde cheguei à conclusão que os ‘mirantinos’ estão precisando é trabalhar. Veja só que ironia do destino. Justo no prédio onde morou o padre Antonio Vieira, que tanto falou sobre a mentira no Maranhão (até os céus mentem), o maior mentiroso do Estado quer ser sepultado.
(Carlos Antonio Vieira Soares – São Luís MA)
Prezado Dr. Peta;
Superando o drama sofrido nesse período pré-eleitoral, o PSDB de Pinheiro tenta renascer das cinzas. Fará sua convenção nesta segunda-feira, lançando o nome do Dr. Fabrício, filho de Pedro Lobato que esteve à frente em todas as pesquisas realizadas aqui na cidade e que resolveu abrir em nome do filho em respeito ao eleitor e aos pré-candidatos a vereador.
O dilema teve início logo após o deputado Julião Amim (PDT) dar a sua palavra que Pedro sairia candidato, tendo como vice Tony Ferreira (PDT), segundo colocado nas pesquisas. Mas o diretório municipal do partido preferiu rifar Tony, lançando o terceiro colocado como candidato. Um ‘ilustre desconhecido’ pinheirense, que mora e trabalha no RJ, deixando claro que nem domicilio eleitoral ele poderia ter aqui. Deixou, assim, muito dificil ganhar do grupo Filuca, que sai contra uma oposição rachada.
Todo esse imbróglio vem sendo criado pelo vereador Enésio Viturino, presidente do diretório municipal, e pelo ex-deputado Wilson Carvalho, que pretende manter os cargos do governo do Estado que tem no aqui em Pinheiro.
Quem vai pagar caro por esse ato? Claro que é o povo de Pinheiro, porque se a oposição sair rachada vai perder a eleição, Léo continua no Rio. Wilson, que corre risco de ficasr inelegível, continua em São Luis. Nézio não se elege, e nós, que vamos ficar aqui, é que entramos na ‘taca’.
“Sempre estive ao lado do Dr. Jackson por três eleições. Seria natural que agora ele marchasse comigo, mas com o partido dele aqui quer é brincar de fazer politica, eu retiro minha candidatura, já que não sou moleque, sou um homem de palavra”, disse Pedro Lobato.
(Gustavo Urbano Lopes – Pinheiro Maranhão)
Mistérios
Por que Roseana Sarney só tentou se defender e não deu um ‘pio’ em defesa do titio apanhado também pela Polícia Federal recebendo propina da Gautama???!!!
O que será que “ex-super” queria ligando para Zuleido Veras, conforme consta no rumoroso processo da Operação Navalha, tudo extraído dos grampos telefônicos autorizados pela Justiça???!!!
Quem é o togado denunciado pela Justiça Eleitoral por desvio de recursos públicos que anda usando altas diárias do TJ para ir se defender em Brasília, e ainda levando a ‘cara-metade’???!!!
Qual é o parlamentar que continua pousando com seu avião em pista de interior da Baixada interditada pela Agência Nacional de Aviação Civil após denúncia dele próprio???!!! Francamente!!!
Qual era mesmo o filho de ex-presidente de poder que vivia na churrascaria do Armando com seus ‘clientes’???!!!
Qual é o grupo de repórteres, apresentadores e cinegrafistas “do outro lado da ponte” que vive tomando café da manhã numa lanchonete do Mercado Central???!!! De vez em quando anda ‘topando’ com percussionistas e violonistas da Ilha que não encontram lugar melhor para tirar a ‘ressaca junina’!!!
Quem é o “todo metido a poderoso” de uma grande empresa do Porto que anda tratando muito mal os motoristas que chegam até lá para carregar os caminhões-tanques???!!!
Qual é o funcionário do setor de agricultura que continua utilizando o carro da repartição como se fosse propriedade sua, principalmente quando as ‘viagens’ são para um sítio ali pras bandas do Altos do Calhau???!!!
Quem é a loira de ‘farmácia’, que, depois de ‘aprontar’ com muita gente, está vivendo um ‘infernal astral’ “maior do mundo”???!!! Olha a “Justa Divina” aí!!!
Quem é o funcionário municipal turuense “Jeniparano”, metido a diretor, que “tomou todas” com os amigos de trabalho, ficando completamente tochado, e quando chegou em casa, por volta das 5 da ‘matina’, a ‘cara-metade’ colocou para dormir dentro do guarda-roupa???!!! Que coisa!!!