Com o tema “São Luís, o maior arraial do Brasil” acontece hoje (20), no Arraial da Praça Maria Aragão, a abertura oficial da programação junina de 2008 organizada pela Prefeitura de São Luís. Até o Dia de São Pedro (29), a praça será palco para as apresentações de centenas de grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilhas, cacuriá e shows de artistas maranhenses.
A noite de abertura será marcada pelo 1º Encontro dos Bois de Orquestra: “Clarins da Ilha”. A concentração das brincadeiras será na Igreja de São João, no centro da cidade, a partir das 18h, e sairá em cortejo, com parada na Igreja de Santo Antônio, em direção à Praça Maria Aragão. Será uma boa oportunidade de apreciar a graça, coreografia e indumentária dos bois de orquestra Encanto de São Cristóvão, Upaon Açu, Brilho da Juventude, Novilho Branco, Encanto da Ilha e Encanto do Maiobão.
Além dessas atrações haverá o Cacuriá Assa Cana da Liberdade, Quadrilha Flor do Sertão, Companhia de Dança Sotaque, shows com os cantores Rosa Reis e César Nascimento e o Barracão do Forró, trazendo o melhor do forró pé-de-serra, com os grupos Rose do Forró e Forró Baião e CIA.
A decoração do Arraial da Praça Maria Aragão, organizada pela Fundação Municipal de Cultura, faz alusão à diversidade cultural, ressaltando personagens como índios, cazumbás, caboclos de pena, Pai Francisco, Catirina e coreiras do tambor de crioula. O local terá 25 barracas para a venda de comidas típicas, banheiros, amplo estacionamento e segurança.
A Prefeitura de São Luís dará apoio ainda a arraiais espalhados pelos bairros da Cidade Olímpica, Sacavém, Sá Viana, Maracanã, Pedrinhas, São Raimundo, Vila Luizão e Vila Nova. Também é parceira na promoção dos festejos de diversas organizações da sociedade civil, como associações comunitárias, entidades filantrópicas e religiosas.
Programação de sábado e domingo
Dia 21 (sábado)
20h - Dança Portuguesa Raízes de Portugal
21h - Cacuriá do Jonh
22h - Show de Chiquinho França
23h - Grupo de Danças Pirilampo
00h - Show de Eliézio do Acordeon
1h - Boi de Orquestra Brilho do Jardim América
Dia 22 (domingo)
20h - Dança do Boiadeiro da Cidade Operária
21h - Dança Portuguesa Aliança de Portugal (Alemanha)
22h - Show de Daffé
23h - Grupo de Danças Piaçaba
00h - Boi da Baixada de Pindaré
1h - Bumba Meu Boi de Orquestra Mocidade de Rosário