Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição22,626
Edição 22,626

Geral
Problema na rede da Eletronorte deixa 40% do Maranhão sem energia elétrica
Juiz realizará hoje audiência contra a corrupção eleitoral
Certisign apresenta Certificação Digital ao Judiciário
Fomento da pesquisa tecnológica tem Agrobalsas como palco
XX FÓRUM NACIONAL: PENSANDO O BRASIL
Venda Direta continua crescendo no Brasil
Pela primeira vez uma mulher disputa a direção da Fetaema
Mundo
Home » Edições » 2008 » Junho » Edição 22,626 » Geral

Pela primeira vez uma mulher disputa a direção da Fetaema

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 2 de junho de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Pela primeira vez, em 36 anos, uma mulher pode se tornar a presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão (Fetaema). É Maria do Socorro Nascimento Barbosa, uma negra descendente de quilombola, filha e líder da comunidade Estiva dos Mafra, município de Mirinzal. Ela encabeça a chapa 2, denominada Unidade se Constrói com a Base, que disputa a direção da Fetaema no 6º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que começa amanhã (3) e se encerra na quinta-feita (4), no audiório do Sesc, no Olho d‘Água.

Maria do Nascimento Barbosa disputa a presidência da Fetaema

“Considero Socorro Nascimento uma das mais destacadas lideranças que surgiram no movimento sindical maranhense nos últimos anos. Ela é uma mulher determinada, arrojada, articulada e com uma visão política crítica e bastante avançada do movimento sindical”, declarou o deputado e secretário de Agricultura, Domingos Paz, que presidiu a Fetaema por quatro mandatos consecutivos. “Uma mulher encabeçar uma chapa para disputar a direção da Fetaema”, acrescentou Domingos Paz, “significa também o avanço e fortalecimento do movimento sindical maranhense no processo de democratização”.

O 6º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão tem como tema gerador Terra, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania. Mais de 600 delegados e delegadas representantes de 214 sindicatos rurais e de nove Pólos Sindicais vão participar do congresso com direito a voz e voto. A chapa 1, denominada Unidade e Luta, é encabeçada pelo atual presidente da Fetaema, Francisco Sales.

Segundo Socorro Nascimento, a chapa 2 surgiu porque a base não aceitou a imposição dos coordenadores dos Pólos do Médio Mearim e Cocais de indicar quatro membros para a direção executiva em detrimento dos demais pólos. “Não é justo e tampouco democrático que um único Pólo Sindical queira impor quaatro nomes de uma mesma região. Isto inviabilizou a construção de uma chapa de unidade. Entendo que a unidade se constrói com a base. Por isto, numa articulação com os outros pólos, formamos a chapa 2, e vamos ganhar a eleição”, afirmou Socorro Nascimento.

A chapa 2 apresenta uma plataforma de ação que tem como principal diretriz intensificar a luta pela implantação de um modelo alternativo de desenvolvimento rural sustentável e solidário. E dentre suas propostas estão a de potencializar a política de valorização da agricultura familiar, reerguer a bandeira de luta pela reforma agrária e assegurar a participação efetiva das mulheres nos processos de construção do desenvolvimento sustentável.

Perfil - Socorro Nascimento tem 20 anos de militância no movimento sindical. É filha e líder da comunidade quilombola Estiva dos Mafra, município de Mirinzal. Foi dirigente de movimentos de igreja, associações comunitárias, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mirinzal. Foi a primeira mulher a coordenar um Pólo Sindical no Maranhão. Em 2000, chegou à direção da Fetaema. Exerceu os cargos de secretária geral, presidente e vice-presidente. Atualmente é diretora de Política Agrícola e Meio Ambiente.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br