Representando o governador Jackson Lago, o vice-governador Luiz Carlos Porto participará hoje do seminário “Diálogo sobre energia eólica”, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), com a presença de todos os governadores do Nordeste e também do ministro Edison Lobão. A programação do seminário terá início às 10h, com uma palestra do presidente do BNB, Roberto Smith. Em seguida, o governador do Ceará, Cid Gomes profere a palestra “Importância da energia eólica para o desenvolvimento econômico do Brasil”.
O presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEE), Lauro Fiúza, discorre sobre os “Mitos e gargalos da eólica no Brasil”. Completando a programação, representantes do Ministério das Minas e Energia e do BNDES apresentam os temas “A indústria eólica no planejamento energético do Brasil” e “Energia eólica - financiamento à infra-estrutura”.
“Trata-se de uma discussão importante para um momento em que a questão energética emerge como um desafio mundial, em função, tanto da elevação do preço do petróleo, quanto da preservação do meio ambiente”, comentou Porto. O encontro contará ainda com a participação dos governadores Jacques Wagner (Bahia), Marcelo Déda (Sergipe), Eduardo Campos (Pernambuco) e Wellington Dias (Piauí), além do superintendente da Sudene, Paulo Fontana.
DNOCS - O vice-governador terá também uma reunião com a diretoria do Departamento de Obras contras as Secas (Dnocs), para discutir a federalização do projeto Salangô, localizado entre os municípios de São Mateus e Joselândia. A transferência do perímetro maranhense para o governo federal deve ocorrer em breve e acontece num momento em que os produtores das oito associações que participam do projeto Salangô vão colher quatro mil toneladas de arroz selecionado da variedade BRS Formoso. O resultado é fruto do investimento da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro). O objetivo da federalização é aumentar a participação dos recursos federais e, conseqüentemente, ampliar sua produtividade.