Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição22,637
Edição 22,637

Política
Pedro Fernandes anuncia hoje a arrancada de sua campanha
Evangelista defende unidade em Zé Doca
Governador Jackson inaugura e anuncia obras em Parnarama
Roberto Rocha coloca no orçamento obras e duplicação do acesso a SL
Tadeu descarta racha e deve se unir a Jackson na eleição
Home » Edições » 2008 » Junho » Edição 22,637 » Polícia

Roberto Rocha coloca no orçamento obras e duplicação do acesso a SL

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 13 de junho de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Brasília - O deputado Roberto Rocha solicitou ao Ministério dos Transportes a inclusão da duplicação da BR 135 - única via de acesso à ilha de São Luís - no Plano Plurianual (PPA) 2008/2011. Para o deputado, a “singela via” que deveria ser uma estrada federal de verdade há muito tempo, já está esgotada pelo fluxo de veículos que deixam o continente em direção a capital do Estado e precisa de urgente duplicação.

A solicitação de Roberto Rocha foi feita através de proposição formal da Câmara dos Deputados à Presidência da República. Pela INC 176/2008, o deputado dá prosseguimento junto ao Ministério dos Transportes ao pleito de autoria do deputado estadual Stênio Resende, aprovada pela Assembléia Legislativa.

Ex-vice presidente da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional, Rocha explica que para a duplicação fazer parte da proposta orçamentária de 2009 ela precisa constar do PPA em curso. Somente com a obra fazendo parte da proposta orçamentária que o Ministério dos Transportes encaminhará ao Congresso Nacional no segundo semestre, é que a Bancada Federal do Maranhão poderá defender a obra, durante a discussão do Orçamento Federal 2009, detalhou o deputado do PSDB.

A necessidade da duplicação do trecho entre Estiva e o entroncamento com a BR-222, em Miranda do Norte está comprovada, disse o deputado maranhense. Não apenas pelos estudos sobre o escoamento da safra agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mas também pelo Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) que incluiu a BR 135 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De fato, comenta o deputado, a carteira de investimentos públicos do PAC contempla satisfatoriamente quase todos os estados cortados pela BR-135, menos o Maranhão que ficou apenas com o trecho de acesso ao Porto de Itaqui. Para o deputado Roberto Rocha, da forma como estão encadeados os projetos, o Maranhão apenas observará transitando por seus domínios o desenvolvimento gerado pelos outros Estados da federação.

Abandono Federal ao Maranhão – O abandono da infra-estrutura de jurisdição federal é tamanho no Estado que a então única via de acesso à capital, a ponte Marcelino Machado, chegou a ruir em agosto de 2004, exigindo uma intervenção de emergência. Este evento ao menos serviu para anular quaisquer escusas que obstavam a continuidade das obras para construção de nova ponte sobre o Estreito dos Mosquitos, iniciadas durante o mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, relata o deputado na justificativa da sua solicitação.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br