Caema vai iniciar trabalho de manutenção dos poços e priorizará o serviço na localidade
Há cerca de 30 dias os moradores da Vila Conceição, no Coroadinho, sofrem com a falta de água. Para intermediar uma solução para o problema, o promotor de Justiça da Promotoria Itinerante, Vicente de Paulo Silva Martins, promoveu na noite de terça-feira uma audiência pública com o presidente da Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (Caema), Rubem Brito.

pública organizada pela Promotoria Itinerante
De acordo com o promotor, a partir do dia 15 deste mês a Caema vai iniciar um trabalho de manutenção dos poços perfurados pela empresa e priorizará o serviço na localidade. Também se comprometeu em analisar a qualidade da água fornecida no bairro, uma reclamação recorrente na Promotoria Itinerante. A longo prazo, a companhia informou que um convênio firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Banco Mundial vai permitir que seja ampliada a rede de abastecimento da Caema, fato que vai contribuir para regularizar o fornecimento de água no bairro.
O promotor explicou ainda que, tão logo a Promotoria Itinerante foi instalada no Coroadinho, decidiu instaurar um procedimento para apurar denúncias da falta d’ água no bairro. No decorrer da investigação, ele constatou que os problemas se agravaram, levando a promover a audiência desta terça-feira.
A dona de casa Maria das Graças Santos Frazão, 55 anos, foi uma das moradoras que participou da audiência. Ela contou que há 30 dias teve que incluir entre os seus afazeres domésticos o transporte de água da Igreja Católica do bairro – única torneira com o produto próprio para o consumo – até sua casa. “Há três anos sofremos que esse problema no bairro, que ficou mais difícil há uns 30 dias”, acrescentou.
Outro morador do bairro, Manoel Carlos Correa da Silva, também falou da dificuldade de obter água na Vila Conceição. “A minha infância foi carregando água e vou envelhecer carregando água”, disse. Segundo ele, mais de duas mil pessoas moradoras apenas da Vila Conceição estão sendo prejudicadas.
O pólo Coroadinho é composto por 26 comunidades, representando 150 mil moradores na localidade. De acordo com os moradores, menos de 10% da área é atendida pelo abastecimento d’ água da Caema. Como alternativa, foram perfurados poços, mas muitos não passaram por manutenção e apresentaram problemas. No caso da Vila Conceição, a bomba queimou, agravando ainda mais a falta de água.