O I Seminário de Inteligência Policial teve início ontem, 6, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, com a palestra do juiz federal Alberto Tavares, que abordou o tema “Polícia: Competências”. O encontro será encerrado no final deste mês e tem como finalidade atualizar o Serviço de Inteligência do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar, visando padronizar procedimentos de inteligência, observando os direitos e garantias individuais do cidadão.
O comandante-geral da PM/MA, coronel Pinheiro Filho, disse que o objetivo do seminário é proporcionar aos integrantes do Serviço de Inteligência do CPM, informações necessárias para um melhor desempenho de suas atividades, obedecendo às diretrizes do Comando, em harmonia com a legislação vigente, voltadas às questões da Segurança Pública na região metropolitana de São Luís.
“Estamos sempre buscando a requalificação dos nossos policiais para que possamos contar com uma polícia social bem desenvolvida”, justificou o coronel Pinheiro Filho. Estão participando da capacitação policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários. O curso será desenvolvido no período matutino com disciplinas específicas e palestras ministradas por representantes de entidades públicas e/ou privadas.
Curso – O desembargador Alberto Tavares falou sobre a competência legal do serviço de inteligência da PMMA e sua importância para a sociedade. O curso terá ainda como palestrante a secretária da Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, a juíza de Direito Luzia Neponuceno, o secretário de Direitos Humanos, Eurico Fernandes da Silva, o comandante da CPM, Francisco Melo da Silva, e o desembargador do TJ, Mário Lima Reis.