Equipes técnicas do Mutirão da Cidadania estão na região dos Cocais fazendo um levantamento das demandas das comunidades. O diagnóstico será apresentado esta semana para que possam ser iniciados os preparativos para o programa que será realizado no período de 12 a 17 de maio, em Peritoró. “A receptividade está sendo muito grande e temos certeza que será mais um grande evento de cidadania”, previu o gestor do programa, José Benevides. Os serviços vão beneficiar ainda as cidades de Alto Alegre do Maranhão, Codó, Coroatá, Timbiras e Lima Campos.
No último final de semana, o Mutirão da Cidadania foi realizado no bairro da Liberdade. O governador Jackson Lago, que esteve presente na abertura e encerramento do evento, falou sobre a importância e a grande procura da população pelas ações do governo oferecidas no Mutirão da Cidadania. “O Mutirão da Cidadania mostra, lamentavelmente, que ainda há muitas carências, sobretudo por consultas especializadas como oftalmológica e cardiológica, mas este é um processo”, explicou.
Além dos serviços médicos e de cidadania acontecem palestras, debates, visitas, reuniões e apresentação de vídeos promovidos pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, Educação, Mulher, Igualdade Racial e Segurança Cidadã. “1/3 dos atendimentos do Mutirão da Cidadania é na área de formação e capacitação”, afirmou Benevides.
Miranda do Norte – O governo do estado realizou em Miranda do Norte o oitavo Mutirão da Cidadania promovido na gestão Jackson Lago. Um total de 43.913 pessoas receberam atendimento nas áreas da saúde, educação, esporte, lazer, cultura, capacitação profissional e de regularização civil, como emissão de Registro de Nascimento, Carteiras de Identidade e Trabalho e CPF.
José Benevides disse que o Mutirão da Cidadania de Miranda registrou um número recorde de atendimento. “É gratificante constatar que estamos levando benefícios e melhorando a qualidade de vida da população”, comentou o gestor. Além de Miranda do Norte, foram beneficiados pelas ações as cidades de Arari, Anajatuba, Vitória do Mearim, Matões do Norte, São Mateus, Cantanhêde e Pirapemas.