O Governo do Estado realizou ontem nova rodada de negociações com os diversos sindicatos e associações que representam os servidores do Sistema de Segurança do Estado. As negociações foram coordenadas pela secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, que tem mantido várias reuniões com os sindicalistas em busca de um acordo que não resulte na paralisação das categorias.

Hoje à tarde, a secretária dialogou com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema de Segurança do Estado. Ela recebeu as reivindicações da categoria e vai encaminhá-las para avaliação do Governo. A secretária afirmou que ficou definido, por exemplo, a realização de concurso público na área e a montagem do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos funcionários do sistema prisional.
Outra garantia dada pela secretária é que a categoria vai receber o mesmo índice de reajuste que o Governo conceder para os demais setores do funcionalismo estadual, correspondente a pelo menos o percentual da inflação acumulada. Os diretores do sindicato informaram a Eurídice que esperam a contraposta definitiva do governo para os próximos dias e anunciaram que o indicativo de greve da categoria foi transferido desta sexta-fera para o dia 28, quando os policiais civis têm marcada uma paralisação.
No começo da noite de ontem, a secretária deu início à rodada de negociações, envolvendo os diretores da Associação dos Peritos, Associação dos Servidores da Polícia Civil e o Sindicato dos Policiais Civis. Eurídice Vidigal disse a eles também que o Governo vai analisar as propostas apresentadas pelos representantes das categorias e que tem mantido canal permanente de negociação com todos os servidores do Sistema de Segurança do Estado.
Em todas as conversas, a secretária mostrou aos representantes das associações e sindicatos do Sistema de Segurança que o Governo pretende avançar nas negociações e garantir que a sociedade e o patrimônio público não venham a ser prejudicados. Na última terça-feira, a secretária já havia coordenado, ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Aderson Lago, uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em busca de propostas para serem apresentadas na nova rodada de negociações com as categorias e ações contra uma possível paralisação.