Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 22,540
Edição 22,540

Editorial
Itapecuru: o sonho de Evangelista

Itapecuru: o sonho de Evangelista

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 6 de março de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

O sonho acalentado pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado João Evangelista, de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, ganhou aliados imprescindíveis, como o governador Jackson Lago, o secretário de Estado de Meio Ambiente e, principalmente, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto sai agora da esfera dos debates e das pesquisas e ganha apoio técnico de representações nacionais e internacionais, através da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Não é de hoje que a preocupação com a Bacia do Rio Itapecuru está na pauta dos assuntos políticos e ecológicos mais importantes. Mas ganhou vida no momento exato em que a Assembléia Legislativa assumiu para si a confecção do Projeto Águas Perenes e colocou o “pé no mundo” à busca de parceiros para enfrentar uma ameaça que, além da questão da água tratada e do esgoto sanitário, abate-se sobre milhares de famílias maranhenses que dependem da perenidade do rio para sobreviver.

Jackson Lago mostra, assim, que seu governo tem responsabilidade com as futuras gerações. E o rio Itapecuru também abastece de água doce a grande maioria das famílias ludovicenses.

Pelos nomes citados ontem na reportagem do Jornal Pequeno, de secretários de Estado a ministros do Governo Lula presentes ao “Seminário de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável”, temos certeza, agora, de que o sonho do presidente do poder legislativo do Maranhão, João Evangelista, está prestes a se tornar realidade.

Se alistarmos a essas autoridades as instituições e organismos internacionais que se aliam ao projeto, poderemos aliciar mais esperanças ao sonho concreto de salvar não apenas o Itapecuru, mas todos os rios maranhenses que se acham ameaçados pela degradação ambiental. São elas: o Banco Mundial, Unicef, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Fundo das Nações Unidas para a Agricultura, Agência das Nações Unidas para a Mulher, Agência Internacional de Cooperação Japonesa, Embaixada de Israel, Organização dos Estados Ibero-Americanos, além de entidades da sociedade civil organizada.

O envolvimento de 2 milhões de pessoas economicamente dependentes do rio é uma razão a mais para que diversas secretarias de Estado atuem em conjunto. A situação mostrada na Assembléia há alguns meses não deixa dúvida quanto à urgência da revitalização da Bacia Hidrográfica. E ainda bem que o que em princípio parecia ser apenas uma campanha de esclarecimento ou um esforço do Poder Legislativo para chamar a atenção do país inteiro para essa realidade desconhecida até mesmo no Maranhão, encontra soluções imediatas.

Não podemos esquecer a frase do poeta afirmando que “o futuro também pode passar”. E não se pode pensar em futuro sem as águas que garantem a vida no planeta terra e a sobrevivência da raça humana.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br