POR JULLY CAMILO
Desde o mês de fevereiro, o ambulatório deixa de entregar resultados de exames por falta de papel e tinta
Há mais de um mês, a Unidade Mista do São Bernardo vem sendo alvo de constantes críticas por parte de quem realiza exames no ambulatório daquela casa de saúde. Os pacientes denunciaram que exames feitos no final de janeiro e que deveriam ser entregues uma semana depois, até hoje não foram liberados. E a justificativa de tanta demora é falta de materiais básicos para a impressão dos resultados, como tinta e papel.

Clarisse Ferreira dos Santos, moradora do São Cristóvão, informou que vive um verdadeiro drama por conta da demora na entrega dos resultados de exames. A jovem contou que cuida do avô, de 70 anos, que reside no Maracanã e que é muito difícil conseguir consultar com urologistas na Unidade Mista. “Quando conseguimos as consultas já ficamos com o retorno pré-agendado e temos que fazer de tudo para não perder o prazo. Mas pelo visto isso vai acontecer conosco, pois a consulta é na próxima segunda-feira e os exames dos meus avós, feitos no dia 20 de fevereiro, estão sem previsão de entrega”, explicou.
O mesmo problema tem vivido o vigilante Luís Ribamar Cardoso, morador da Vila Palmeira. Segundo ele, a sua afilhada realizou, no dia 31 de janeiro, exames de sangue, fezes e urina e até hoje não recebeu os resultados. “Mandaram-me retornar uma semana depois e de lá para cá tenho vivido uma verdadeira maratona. Na primeira semana me disseram que a impressora estava quebrada, agora a conversa é outra: acabou a tinta e o papel. Minha comadre já está até zangada comigo, pois acha que estou mentindo para ela, afinal, todo dia esse povo inventa uma desculpa. Enquanto isso, a menina fica sem saber se está doente ou não”, disse o vigilante.
E assim a história foi se repetindo durante toda a tarde de ontem. Todas as pessoas que se dirigiam à recepção do ambulatório para receber laudos médicos voltavam sem êxito e sem respostas concretas. Pois, os funcionários alertavam que não havia data determinada para a normalidade dos serviços. A equipe do Jornal Pequeno procurou a direção da Unidade Mista, que afirmou não ter autorização para falar sobre o assunto.
Semus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio de sua assessoria de comunicação, informou que o processo para correção desses problemas deve acontecer até a próxima semana, após a contratação da empresa que venceu a licitação para fornecimento dos equipamentos para impressão. Também foi informado que o problema está acontecendo somente por falta de toner para impressora, mas negou que estivesse faltando papel.