Cursos vão priorizar a flora maranhense segundo os arranjos produtivos locais
A Universidade Virtual do Maranhão (Univima) deu o primeiro passo para o desenvolvimento de cursos tecnológicos voltados para a produção do biodiesel em seus Pólos Tecnológicos. Para isso foi montada uma equipe de Estudos específicos da flora maranhense com vista à produção de biodiesel segundo os arranjos produtivos locais (APLs).
O objetivo primordial do estudo é levantar e catalogar plantas oleaginosas com potencial a viabilidade para a produção do biodiesel nas diversas regiões do estado onde estão localizados os pólos tecnológicos da Univima.

A equipe é coordenada pelo engenheiro agrônomo com doutorado em Biologia, Cláudio Urbano Pinheiro, o qual conta com a colaboração da doutora em Engenharia, Cenivalda Teixeira, os engenheiros agrônomos, Ibraim Silva e José Raimundo Gama (este último com especialidade em Solos e Nutrição de Plantas) e a doutora em Biofísica, Adriana Leandro Câmara. O grupo iniciará as pesquisas nas mais diversas plantas oleaginosas que predominam nas regiões dos pólos tecnológicos.
“Percebemos que os pólos estão localizados em regiões de cerrado, da baixada, do litoral e da amazônia. Logo, vamos começar a fazer o levantamento a partir daí”, esclareceu Cláudio Urbano. A partir desta etapa do estudo, a equipe partirá para o procedimento metodológico, o qual será feito através de dados secundários que abrangem pesquisas bibliográficas sobre as espécies vegetais oleaginosas do Maranhão.
“Vamos trabalhar também a produção e formatação do material didático, o que inclui fotografias sobre as espécies com potencial para a produção do biodiesel que servirão de ilustrações para os livros de capacitação”, esclareceu Cláudio Urbano.
O pesquisador mostrou algumas espécies com potencial para a produção do biodiesel,várias destas espécies existem em abundância no estado, como é o caso do babaçu; há ainda o buriti, o anajá, o tucum, a bacaba, a sumaúma, a andiroba, o girassol, o pequi e a mamona entre outras.
Segundo o reitor Othon de Carvalho Bastos, com a inclusão de mais este curso em sua grade, a Univima amplia seu campo de atuação e dá continuidade à proposta de realizar capacitações voltadas para a formação continuada e graduação, atendendo assim, ao seu objetivo de fomentar a educação e o conhecimento.