Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 22,556
Edição 22,556

Geral
Secretaria de Saúde realiza Curso Tratamento de Drogas
Varejo no Brasil tem alta de 9,6% em 2007
Agrobalsas confirmará o MA como nova fronteira agrícola
Governo agiliza andamento de obras no município de Timon
CPI que investiga morte de crianças indígenas desembarca em Imperatriz
Siderúrgicas do Pará usaram madeira ilegal
Home » Edições » 2008 » Março » Edição 22,556 » Geral

CPI que investiga morte de crianças indígenas desembarca em Imperatriz

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 23 de março de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Foi definida para os dias 3 e 4 de abril a vinda ao Maranhão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as causas, conseqüências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas, por subnutrição, no Brasil. Entre outros objetos da investigação, a CPI quer apurar a aplicação dos recursos destinados à saúde e alimentação dos índios, pela Fundação Nacional de Saúde.

A CPI foi aberta depois de requerimento dos deputados Sebastião Madeira (PSDB-MA) e Valdir Neves (PSDB-MT). No Maranhão e no Mato Grosso têm sido recorrentes, nos últimos anos, denúncias da morte de crianças índias por desnutrição e outras causas.

Crianças indígenas têm sido vítimas da precária assistência médica nas aldeias

Autor e membro da comissão, o deputado Madeira define como graves os problemas a serem investigados. Na avaliação do deputado Madeira o tratamento dado hoje pela Funasa aos índios do Brasil está na contramão da história. “Basta visitar as aldeias para se constatar a precária ou quase nula assistência que os índios recebem na questão saúde. E isso, precisa ser modificado”, disse o parlamentar.

A CPI delimitou como período a ser investigado os anos 2005 e 2007. A comissão, instalada em dezembro do ano passado, é presidida pelo deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB) e tem como relator o deputado Vicentinho Alves (PR-TO). No requerimento, os deputados denunciaram a morte de pelo menos 60 crianças e acusam a Funasa de gastos supérfluos. No Mato Grosso e no Maranhão acumulam-se denúncias da morte de crianças índias por diversas causas, incluindo suspeitas de desnutrição. Na semana passada ocorreu em Imperatriz a morte de mais uma criança, desta vez da etnia Krikati.

No cronograma da CPI, que montará a base de trabalho em Imperatriz, além do depoimento de diversas pessoas ligadas à causa indígena, consta a visita a uma das aldeias da região. Os membros da CPI querem ver de perto como vivem e que tipo de assistência recebem as crianças indígenas desta região por parte da Fundação Nacional de Saúde, hoje responsável pela assistência à saúde dos índios.

Questão antiga – Remontam a 2003 as discussões na Câmara dos Deputados sobre as condições de saúde e de nutrição dos índios. O assunto foi, inclusive, avaliado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que apresentou relatório detalhado, com diagnóstico e propostas de solução dos problemas detectados. No Maranhão ocorreram diversos problemas, mas a situação mais grave foi encontrada no Mato Grosso.

Os problemas persistiram, com a ocorrência de várias mortes em Dourados (MS), e a situação chamou a atenção até da Anistia Internacional. (Élson Araújo)

Em Imperatriz deverão ser ouvidos pela Comissão

• Marconi José Carvalho Ramos - coordenador regional da Funasa-MA

• José Leite Piancó Neto - administrador executivo regional da Funai-Imperatriz

• Licínio Brites Carmona - coordenador do Dsei-MA (Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão)

• Gilderlan Rodrigues da Silva - representante do Cimi-MA

• Sônia Guajajara - Coapima

• Lourenço Krikati - Conselho Estadual de Educação Indígena

• Jonas Gavião - etnia Gavião (aldeia Governador)

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br