Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 22,554
Edição 22,554

Cidade
Governo apóia vias sacras do Anjo da Guarda e Cohatrac
Liceu Maranhense forma 700 alunos no ensino médio
Prefeito e reitor da Uema assinam convênio de cooperação técnica
Fachada de prédio da rua Grande ameaça desabar
Home » Edições » 2008 » Março » Edição 22,554 » Cidade

Governo apóia vias sacras do Anjo da Guarda e Cohatrac

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 20 de março de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, está apoiando as vias sacras do Anjo da Guarda e Cohatrac, que acontecem durante a semana santa. Em ambos os casos os últimos momentos de Jesus Cristo são apresentados em espetáculos teatrais montados pelas próprias comunidades, com cenários e textos que representam o sofrimento de Cristo pela salvação do homem.

O espetáculo do Anjo da Guarda mobiliza cerca de duas mil pessoas na montagem e apresentação da via sacra. “É importante ressaltar o envolvimento das comunidades da área Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas de São Luís. Os atores são os próprios habitantes, que trabalham também na confecção de indumentárias e em outros elos desta cadeia produtiva cultural. Uma tradição que já mereceu destaque nacional e é merecedora do apoio da Secretaria de Estado da Cultura”, diz o secretário de Cultura, Joãozinho Ribeiro.

Foto:ANTÔNIO MARTINS
Palco onde será encenado a crucificação de Jesus

Encenada há 27 anos pelo grupo Grita, a peça envolve famílias inteiras, dentro e fora dos palcos montados nas ruas do Anjo da Guarda. Ela é encenada nesta quinta e sexta-feiras, às 18 horas, e tem uma expectativa de público de 200 mil pessoas por apresentação.

Com 1093 pessoas em cena, a via sacra do Anjo da Guarda já faz parte do calendário religioso de São Luís, e é considerada uma das maiores produções do gênero no Brasil, atraindo também pessoas de outros estados e caravanas vindas do interior do Maranhão.

A proposta do grupo Grita é apresentar a vida de Cristo calcada na realidade que cerca milhares de maranhenses obrigados a conviver com a violência e o descaso. Uma das novidades este ano é a encenação do encontro de Cristo com Lúcifer, em cima de um lixão cenográfico.

Outra novidade é a inserção no espetáculo de técnicas de teatro de sombra e de bonecos, e a participação de mulheres na guarda romana.

Cohatrac - A via sacra do Cohatrac é mais modesta em termos de produção, mas sem tamanho em termos de fé e beleza. O evento no bairro é montado há 12 anos pelo grupo de teatro Contracenando para Cristo, que reúne sempre cerca de cinco mil pessoas por espetáculo. Será apresentada sexta-feira, às 19 horas, na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Av. Leste-Oeste, s/n, Cohatrac I).

O espetáculo reúne 150 pessoas do bairro, na maioria jovens e adolescentes, que se reúnem com quatro meses de antecedência para discutir o tema, montar a peça e percorrer o bairro em busca de ajuda.

As coordenações das duas vias-sacras fizeram questão de ressaltar que mesmo com a ajuda do bairro, a participação do governo foi fundamental para a realização dos eventos.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br