Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 22,547
Edição 22,547

Geral
Campeão de Karatê é encontrado morto em hotel
Conflito entre manifestantes e motorista deixa um ferido a bala
Mulheres recebem homenagem do PPS
Ex-prefeito de Pindaré Mirim é condenado por desviar recursos
Loreto e Arame têm novos juízes titulares
Icatu discute assuntos da comunidade em audiência
Rubem Brito é eleito vice-presidente da Aesbe Nordeste
Governo prepara convênio para instalar Dnocs no Maranhão
Secretários participam de ato nacional contra trabalho escravo
Jovens Adventistas realizam campanha de Doação de Sangue neste sábado
Home » Edições » 2008 » Março » Edição 22,547 » Geral

Secretários participam de ato nacional contra trabalho escravo

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 13 de março de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Os secretários do Trabalho e Economia Solidária, Terezinha Fernandes, e dos Direitos Humanos, Sávio Dino, participaram ontem, em Brasília, do “Ato Nacional contra o Trabalho Escravo: PEC 438, aprovação já!” e de uma audiência pública no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. A reunião teve o objetivo de sensibilizar o parlamento federal a colocar na pauta de votações daquela Casa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) N°438/2001, a chamada “PEC do Trabalho Escravo”, que estabelece a expropriação das propriedades onde for constatada a exploração de trabalho escravo, revertendo a área ao assentamento dos colonos que já trabalhavam na respectiva gleba.

O evento, organizado pelo Movimento Nacional pela Aprovação da PEC 438 e pela Erradicação do Trabalho Escravo, reuniu centenas de pessoas dos estados do Maranhão, Pará, Mato Grosso e Tocantins. A caravana maranhense contou com representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf).

Eles foram recebidos pelos presidentes da Câmara Federal, Arlindo Chinglia (PT/SP), do Senado, Garibaldi Alves (PMDB/RN), pelo presidente da subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, da Comissão de Trabalho do Senado, senador José Nery (PSOL-PA) e pelo deputado federal Paulo Rocha (PT/PA), da Comissão de Combate ao Trabalho Escravo, na Câmara.

Na ocasião, Chinaglia assumiu o compromisso de colocar a PEC em pauta para votação em plenário, ainda neste semestre. A proposta, já foi aprovada no Senado Federal e aguarda desde agosto de 2004 a votação em segundo turno no Plenário da Câmara. Devido a mudanças propostas por membros da bancada ruralista na primeira votação (para inserir os imóveis urbanos na expropriação), a matéria terá que retornar ao Senado depois de aprovada no Plenário da Câmara.

Após a audiência, os manifestantes e representantes dos poderes públicos nos estado do Maranhão, Pará, Tocantins e Mato Grosso, abraçaram o prédio do Congresso Nacional, num gesto de confiança.

Segundo a secretária Terezinha Fernandes foi uma audiência muito bonita, com forte apelo às autoridades para o drama da escravidão de trabalhadores no Brasil e é grande a confiança de que agora a PEC seja votada na Câmara Federal. “A aprovação da PEC do Trabalho Escravo pode representar o fim da impunidade”, afirmou.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br