Uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher alterou a rotina diária de trabalho dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Segurança Cidadã na manhã desta segunda-feira (10).
A cerimônia aconteceu no pátio central da sede da Sesec, e foi marcada por um clima de interação e harmonia entre os funcionários de todos os departamentos da Sesec e internas do Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas (Crisma).

Um dos momentos que emocionou a todos os presentes à solenidade foi a apresentação do Coral Deus Conosco, formado por mulheres apenadas do Crisma, que entoaram várias canções e ainda o Hino Nacional Brasileiro.
A secretária Eurídice Vidigal estava bastante satisfeita em poder assistir a um trabalho que vem dando certo no Sistema de Segurança do Maranhão. Ela fez questão de cumprimentar individualmente a todas as dez mulheres que participam do Coral pela iniciativa, e aproveitou o momento também para lembrar a luta secular da mulher para conquistar o seu espaço de igualdade no campo social, profissional e até mesmo no ambiente familiar.
Na ocasião, Eurídice anunciou que por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), o Maranhão vai receber recursos a serem aplicados na aquisição de matéria-prima para impulsionar a produção dos artesanatos confeccionados pelos detentos nas unidades penitenciárias do Estado.
“Queremos incentivar ainda mais os detentos para se envolverem em programas que promovam a reinserção no convívio social, além de fazer o artesanato produzido dentro dos presídios chegar até os turistas que vêm conhecer o nosso Estado. A parceria com o governo federal vai permitir não só avançarmos no aumento do quantitativo de peças artesanais que são feitas nos presídios, mas também de ampliar a abrangência das nossas ações estabelecidas para o Sistema Prisional do Maranhão”, completou a secretária.
Bastante emocionada, a interna Elizabeth – que atua como regente do Coral - falou da satisfação de todas as integrantes pela oportunidade de mostrar a sociedade que é possível recomeçar uma nova vida longe da criminalidade. “É muito gratificante poder estar aqui hoje, fazendo parte de um trabalho que só vem comprovar que todos nós merecemos uma segunda chance para mostrar que, tendo força de vontade, somos capazes de construir uma nova realidade para as nossas vidas e para as nossas famílias”, declarou.
Ela agradeceu ao governo, que tem se preocupado com a população carcerária do Estado, e em especial a secretária Eurídice Vidigal, por estar dando uma importante atenção à ressocialização dos detentos, oferecendo a grande maioria, a chance de aprender uma profissão e até mesmo de se reinserir no mercado de trabalho.
Qualificação profissional – Compromissada com a prestação de um serviço público de qualidade à população maranhense, a secretária garantiu que para este ano já estão previstos uma série de cursos de gestão e treinamentos voltados para todos os servidores e agentes de segurança. “Neste ano vamos dar ainda mais ênfase para a aplicação de um programa educacional de capacitação e reciclagem do nosso corpo funcional, o que sem sombra de dúvidas, vai refletir na dinamização dos trabalhos e na modernização da gestão pública na área da segurança”, finalizou.