O presidente em exercício da Assembléia Legislativa, deputado Pavão Filho (PDT), participou, ontem, do lançamento da 12ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, na Assembléia Legislativa do Ceará.
A conferência será realizada de 28 a 30 de maio deste ano. O evento reunirá parlamentares de todo o país na discussão de temas, como Reforma Tributária, Eleições 2008 e financiamento de campanha.
Os deputados César Pires (DEM) e Nonato Aragão (PSL), 1º e 3º secretários da Mesa Diretora da Assembléia, respectivamente, além do deputado Paulo Neto (PSB) também participaram da solenidade.
Ao discursar, o presidente em exercício pediu apoio dos demais Legislativos estaduais para a campanha para eleger os Lençóis Maranhenses como uma das sete maravilhas naturais do mundo. A proposta foi acolhida e a direção da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) assegurou que vai publicar em todos os informativos produzidos pela instituição anúncios sobre a campanha.
Pavão Filho destacou a importância da conferência. “Nesses encontros são discutidos grandes temas nacionais e as propostas para resolver os problemas enfrentados pelos Legislativos estaduais”, avaliou.
O deputado César Pires afirmou que a conferência é fundamental para a integração dos Legislativos.
Reformas – O presidente da Unale, deputado Alexandre Postal (PMDB-RS), afirmou que na conferência serão discutidas as reformas fiscal e tributária. Serão convidados para debater os temas o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigoto (PMDB).
Outro tema a ser abordado na conferência será a autonomia para os Legislativos legislarem, especialmente sobre matérias orçamentárias. Os deputados estaduais reclamam das limitações existentes.
O presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), disse que a Assembléia Legislativa do Ceará fará os melhores esforços para que a realização da 12ª Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais tenha êxito e se reafirme como “proveitosa e frutificadora”.