Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 22,530
Edição 22,530

Colunas
Bo Korsak
Justiça & Cidadania
Agenda Politica

Agenda Politica

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 25 de fevereiro de 2008
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Por Waldemar Terr :::: Repórter de Política

Blog: wter.blog.uol.com.br - E-mail: wter@uol.com.br

Mais uma

O juiz José Ribamar Heluy Júnior concedeu à Caema “seis horas” para que a empresa emita uma certidão negativa de débitos à prefeitura de Pinheiro, administrada por Filuca Mendes, afilhado político do senador Sarney.

Só que a prefeitura, que quer ter o nome limpo à força para ir buscar recursos federais, deve de 93 a 2007 nada menos do que R$ 1,4 milhão à Caema.

Antes o mesmo juiz já havia concedido à mesma prefeitura liminar mandando suspender as obras de um poço artesiado que estava sendo furado num povoado local pela companhia, e foi o mesmo que autorizou a Cemar a implantar uma linha de alta tensão cortando uma grande área habitada da cidade.

Perdido

Vestir-se de mulher não é nada, já que mais de meio mundo faz isso, feia é a atuação do deputado Vitor Mendes, que vem a ser filho do prefeito Filuca, no plenário da Assembléia.

No segundo semestre do ano passado, o desempenho dele caiu muito, mas despencou de vez agora no início deste, tanto parece que ele esqueceu o caminho do plenário ou da tribuna.

Dedo na ferida

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Aderson Lago, desde a época em que foi deputado estadual não tem deixado o Sistema Mentira em paz, com ações contra qualquer tipo de agressão, e já ganhou várias delas.

Infelizmente, o exemplo não vem sendo seguido por alguns governistas, que preferem receber a paulada e reagir com risos e abraços.

Mostrando a cara

O deputado federal Flávio Dino, do PC do B, deixou de vez o acanhamento de lado, do tempo em que fazia seminários pelo interior de São Luís, mas jurava que não seria candidato a prefeito.

Agora assume que o é e ainda diz que “o governador tem que ficar neutro”.

Infidelidade

Ficou para março o julgamento do restante dos processos de perda de mandato eletivo de vereadores em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.

Nos dois primeiros casos julgados, o TRE livrou o pescoço dos vereadores da guilhotina por unanimidade e os processos foram extintos porque eles trocaram de partido antes do prazo que estabeleceu a fidelidade partidária.

Os números

Um exército vai trabalhar nas eleições de outubro no Maranhão: 58 mil mesários espalhados por 15 mil mesas receptoras de votos e 18 mil urnas eletrônicas.

A novidade é a instalação de postos avançados de transmissão de dados em pontos estratégicos da Ilha e do interior para acelerar a totalização.

Prejuízo

O professor Wellington, que dizem ser pré-candidato a vereador, tem aproveitado tudo que é de espaço, pago pelo curso dele na imprensa, para expor a cara do dito cujo, agora exibindo um sorriso metálico, mas certamente um prejuízo para os demais pré-candidatos, que só terão espaço para se expor no período apropriado para campanha.

Vassourada

Tudo indicada, diante da safra mais do que fraca, que a vassourada vai ser das maiores nas eleições desta ano na Câmara Municipal de São Luís.

A safra é tão fraca, mas tão fraca, que a renovação certamente não ficará nos costumeiros 50 por cento registrados nos anos anteriores, será muito maior.

Rapidinho

Quem sabe dizer de có e salteado o nome de dois ou três vereadores por São Luís?

Não vale consultar a listagem do TRE.

Média

O diretor da Cemar, José Jorge Soares, correu para tentar fazer uma média com os deputados, para os quais disse que a empresa está à disposição para prestar esclarecimento sobre os novos medidores da empresa que estão metendo a mão no bolso do consumidor.

Tudo para camuflar a convocação de representantes da empresa para participar da audiência pública proposta pelo presidente em exercício Pavão Filho.

Convenção

O PDT da Raposa realiza no próximo mês convenção para eleger o diretório definitivo no município e apresentar a pré-candidatura do vereador Félix Moreira a prefeito.

Calendário

A Prefeitura de Ribamar estabeleceu um calendário de pagamento do funcionalismo até o final do ano, certamente a única a adotar tal medida, além da de São Luís e do Estado.

...:: VALE A PENA VER DE NOVO ::...

DE PRIMEIRA

Só pode ser brincadeira

A aquela longa entrevista da semana passada concedida pelo senador José Sarney à Folha certamente tinha uma finalidade: alertar o presidente Lula de suas lamúrias, por conta da ministra Dilma Rousself está lhe dando um chega para lá no setor elétrico, mas a tal ladainha foi muita esclarecedora em vários pontos.

Vamos a um dele, como se percebe a partir da pergunta da jornalista.

REPÓRTER - Na avaliação do senhor, qual é o principal mal da política brasileira?

JOSÉ SARNEY – É o arcaísmo das instituições políticas brasileiras. Remontam ao século 19. E a democracia no Brasil não conseguiu aprofundar-se, gerando um tipo de regime que não se sabe exatamente o que ele é. Ele é presidencialista e ao mesmo tempo parlamentarista.

Ele diz tudo isso, mas está há cinquenta anos na crista da onda, seja qual for o governo, afundando as instituições brasileiras e os partidos políticos, num costumeiro fisiologismo, mas por que será que o parlamento inglês ou o congresso americano, todos de séculos anteriores, não padecem do mesmo mal das nossas instituições?

Até parece pela entrevista que o senador não pratica uma política rasteira de terceira categoria.

FRASE DA SEMANA

No alvo

“Policial que desviar conduta vai ser posto no olho da rua!”

Do comandante da PM, Cel Pinheiro Filho, percebendo que tem que cortar na carne da coporarção por conta do encolvimento de um major numa quadrilha de quinta categoria.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br