TORNEIRAS SECAS
Há mais de 20 dias os moradores dos bairros Codozinho e Primavera estão sem água. Segundo eles, a Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) não visitam os bairros para prestar esclarecimentos à comunidade e tentar resolver o problema. Por conta disso, a população tem de apelar para a água de poços artesianos próprios ou de vizinhos.

O aposentado Antonio Isidoro Pinheiro, de 69 anos, morador da rua Euclides da Cunha, no Codozinho, disse que só não tem passado mais sufoco porque comprou uma caixa d’água. “Tive uma despesa que não estava prevista no meu orçamento. Sem água há mais de 15 dias, me vi obrigado a pagar R$ 189 por uma caixa d’água. Daí, quando vem a água, de madrugada, tenho que ficar acordado, esperando os baldes encherem para eu despejar na caixa. Não tenho mais idade para isso”, disse o aposentado.
Antonio Isidoro mora numa casa de dois andares – o que aumenta o problema da falta d’água, já que ele e sua esposa, de 67 anos, são obrigados a subirem as escadas carregando os baldes. “Nossa conta de água gira em torno de R$ 100. É um dinheiro gasto à toa, já que não temos um serviço de qualidade. Aqui em casa, pelo menos a água, mesmo em pouca quantidade, chega de madrugada. E quem não conta nem com esse pouco, como faz?”, comentou Marlene Ramos Pinheiro, esposa de Isidoro.
Primavera – No bairro Primavera (área do Bom Jesus), principalmente na rua Cajazeiras, a situação é ainda pior. Moradores contaram que já estão há um mês sem água no bairro, e a situação só não está pior porque um morador construiu um poço e liberou para a população usar. “O que ele fez não tem preço. Eu ando um ‘bocado’ com o balde na cabeça para poder ter água em casa. Mesmo assim, sei que é melhor isso do que nada”, disse a dona de casa, Marciana Barros Mendonça, uma das usuárias do poço. Segundo moradores do Primavera, quando tem água, o líquido só chega às casas da avenida principal, deixando as ruas paralelas sem o benefício.
Caema explica – De acordo com informações da Caema, o problema no Codozinho foi ocasionado pelo rompimento de uma bomba d’água no bairro Sacavém, que atingiu algumas áreas ao redor do local. A companhia informou que, até o final da tarde de ontem, uma equipe técnica iria consertar a bomba e hoje o abastecimento de água já estaria normalizado.
Em relação ao problema no Primavera, a assessoria da Caema explicou que o bairro ainda não está incluído no sistema de abastecimento de água da companhia.
(Da Redação)