O presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura e Transporte (Deint), Chico Leitoa, se reuniu com prefeitos da Região do Baixo Parnaíba, na manhã de terça-feira (19), na sede do órgão, para apresentar a minuta do estatuto de constituição do Consórcio Intermunicipal Rodoviário da Região do Baixo Parnaíba (Conrod I). Apresentado pela equipe técnica do Deint, o documento foi entregue aos gestores municipais, para que possam apresentar as adequações que julgarem necessárias.
Com 10 prefeitos presentes à reunião, o documento também será enviado as demais prefeituras das 18 que compõe a região. Após o recebimento das propostas por parte das prefeituras, o departamento jurídico fará os devidos ajustes e a minuta será apreciada e aprovada em assembléia, a ser realizada dia 09 de março, em São Bernardo.
De acordo com Francisco Leitoa, na hora em que instituírem esse consórcio, imediatamente partirão para o Conrod II, que vai abranger a região de Barreirinhas e, em seguida, outro na Região Tocantina. Ao todo, serão 12 consórcios intermunicipais de transportes para cobrir todo o Estado. O processo de criação de um consórcio envolve várias etapas como a reunião com os poderes públicos (municipal e estadual) e com parceiros, além de sensibilização com a comunidade.
Segundo ele, a visão do governador é de desenvolvimento e, isso passa pela malha viária do Estado. A proposta de Jacson Lago é tirar povoados e municípios do isolamento. O objetivo do consórcio é descentralizar as questões da conservação da malha viária do Maranhão através dos consórcios, que por sua vez terão a representação das prefeituras. Ele vai ser um gestor das ações de conservação e manutenção da malha viária do Estado.