Colóquios Fapema reune especialistas da Universidade francesa “Paris-Est Marne la Valée” para palestra Engenharia Urbana em Questão
No mês de março São Luís receberá dois renomados pesquisadores na área de Engenharia Urbana para debater com estudantes, professores e autoridades maranhenses temas contemporâneos como meio-ambiente e sustentabilidade nos projetos de urbanização de cidades. A palestra marca a quarta edição do Colóquios Fapema, que acontecerá dia 03 de março (segunda-feira), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, situado na Rua da Estrela. A exposição iniciará às 9 horas, sob a mediação do doutorando em Engenharia Urbana na Universidade Paris-Est – Marne la Valée, Alex Oliveira, professor e pesquisador da Uema.
Denis Morand é doutor em Engenharia Civil e Ciências da Construção, professor e pesquisador na Universidade Paris-Est Marne la Valée. Dedica-se a estudos da área de “Apoio à decisão na gestão de projetos em fase de concepção”. Com base nas competências relativas à área da gestão de projetos de construção, Denis Morand estendeu progressivamente suas atividades às infra-estruturas urbanas integrando novas limitações tais como as limitações ambientais e/ou urbanas. O engenheiro utilizou sucessivamente diferentes ferramentas matemáticas e adquiriu uma sólida experiência no uso da lógica fuzzy em problemáticas vinculadas à má qualidade dos dados utilizados na gestão de projetos e apoio à decisão.
Thomas Bonierbale é doutor em Engenharia Urbana e também integra o quadro de professores e pesquisadores da instituição francesa da Universidade Paris-Est – Marne la Valée. Desenvolve pesquisa relativa à “Integração de conhecimentos para a gestão dos sistemas sócio-técnicos urbanos”. Seu trabalho visa desenvolver ferramentas que auxiliem o conhecimento das conseqüências sobre o meio ambiente dos sistemas sócio-técnicos urbanos (água e lixo) de sistemas existentes ou de projetos de extensão, de reabilitação a serem implementados.
O moderador deste encontro será o professor mestre Alex Oliveira. Para o pesquisador maranhense a vinda dos estudiosos franceses será importante para a comunidade acadêmica local, principalmente nos cursos de engenharia e de arquitetura: “este debate além de atual é importante para o currículo dos nossos pesquisadores, porque aborda situações da nossa realidade e apontará soluções para alguns de nossos problemas. As ferramentas desenvolvidas pela engenharia urbana têm como objetivo central ajudar os gestores a tomar decisões com melhor conhecimento das causas e dos efeitos produzidos pelas práticas e pelas intervenções urbanas“, ressalta.
O diretor-presidente da Fapema lembra a importância da realização de mais uma edição do Colóquios Fapema: “ao proporcionar este encontro entre academia e comunidade a Fapema cumpre o seu papel de aproximar as pesquisas e descobertas científicas da vida cotidiana do cidadão maranhense. Este projeto é um incentivo à divulgação científica e um estímulo para os jovens pesquisadores”, reforça o Prof. Dr. Sofiane Labidi.
Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal da Fapema: www. fapema.br. Para participar, os interessados precisam levar um quilo de alimento não perecível no Auditório do Curso de Arquitetura da Uema, no dia da palestra. Haverá emissão de certificado.
O que? Colóquios Fapema 4 - “Engenharia urbana em questão”
Quando? 03 de março de 2008 (segunda-feira)
Onde? Auditório do Curso de Arquitetura da Uema – Rua da Estrela
Horário? 9 horas
Contato: Assessoria de Comunicação Fapema
Inscrições: 1 kg de alimento não perecível (Com emissão de Certificados)