O deputado federal Flávio Dino (PC do B) encaminhou ontem uma carta ao governador Jackson Lago manifestando sua posição contrária à extinção da Secretaria de Estado das Cidades. A atitude do parlamentar, conforme frisou, atendeu “a solicitações oriundas de movimentos populares”.
Na carta Flávio Dino afirma que a criação da Secretaria das Cidades “constitui uma grande vitória dos que priorizam ações contra as submoradias e de urbanização como elemento central de uma política de direitos humanos”. Merece ser ressaltado, prossegue o deputado, “que se cuida hoje de uma política verticalmente estruturada, sob a coordenação do Ministério das Cidades – inovação vitoriosa do governo do presidente Lula”.
A diluição da Secretaria em uma unidade administrativa já dotada de grande complexidade, opina Flávio Dino, pode ocasionar a perda do foco nas temáticas hoje encaminhadas, consideradas por ele prioridades em um governo popular.
A Coordenadora da União por Moradia Popular e integrante do Conselho Nacional de Cidades, Creusamar de Pinho, elogiou a iniciativa do deputado comunista e disse que espera a manifestação dos demais. Ela informou que as lideranças do movimento popular têm conversado com parlamentares e representantes do governo estadual buscando a manutenção da Secretaria das Cidades.
O movimento, disse a dirigente, também está pleiteando uma audiência urgente com o governador para tratar do assunto. “Estamos nos mobilizando e iremos fazer manifestações de rua se a decisão não for revista”, assegurou.