Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 22,290
Edição 22,290

Geral
Um São João ‘do barulho’
Monsenhor Hélio Maranhão é nomeado vigário forâneo
Opinião - A cidade e os sistemas II
Moradores pedem construção de passarela na ferrovia da Vale
Marcada eleição para nova coordenação da Reserva Extrativista de Cururupu
VIVA SÃO JOÃO, ABAIXO RENAN
Contra a corrupção e o foro privilegiado
Famílias quilombolas maranhenses serão beneficiadas com ações de saúde
Sesec promove caminhada de combate às drogas na capital
Pesquisa vai mapear a população negra do Maranhão e São Paulo
Home » Edições » 2007 » Junho » Edição 22,290 » Geral

VIVA SÃO JOÃO, ABAIXO RENAN

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 24 de junho de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Jersan Araújo

O Maranhão está em festa. Bumba-Meu-Boi, quadrilhas, tambor de crioula, danças cigana, portuguesa e tantas outras atrações fazem à alegria da população. Antes, só São Luís e algumas cidades mergulhavam nesse sonho. Hoje é o Maranhão inteiro que vive esse momento festivo. O festejo junino, além de oportunizar a divulgação da nossa cultura popular estimula o povo a esquecer as desgraças promovidas pelos escândalos envolvendo a classe política e participar das brincadeiras.

E por falar em escândalos, o país assiste a teimosia e a arrogância do presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB) que insiste em não renunciar e peita os colegas como alguém que, apesar de tudo que já foi divulgado, não se considera pior que os outros. Em suma: todos são iguais na prática de irregularidades que chegam a dar náuseas?

Mas vamos esquecer essa bagunça que alguns políticos resolveram transformar o Brasil. O fato é grave, mas falar na nossa cultura popular é mais prazeroso. Depois da festa voltaremos a tratar de política. De política? De política e de escândalos. Sim. Nos últimos anos uma não se separa da outra para decepção de milhões de brasileiros. Mas é bom lembrar que a minoria que participa e se locupleta com essa postura condenável, não está nem aí.

Agora, na gestão de Jackson Lago o festejo junino rompeu a barreira da ilha, atravessou ponte e mares para abranger o interior. O poeta e secretário Joãozinho Ribeiro comandou a elaboração de uma programação audaciosa que contempla todos os municípios (ou quase todos) que fazem o recheio com as brincadeiras locais. É contagiante, é bonita de se vê. O bumba-meu-boi puxa o cordão, ouriça a sociedade. Têm as bandas, o tambor de crioula, o bambaê, as danças e comidas típicas. É só alegria.

A tristeza é patrocinada pelos políticos descompromissados com as causas desse povo bom que se contenta com o mínimo. Enquanto eles querem sempre mais e mais. Mandam ética e decoro as favas. Comprometem a imagem das instituições, zombam da boa fé da população. Como diz o Macaco Simão “nós sofre, mas nós goza.” Estamos aqui a brincar o São João. Vamos brincar no dia de São Pedro. Veremos bois de todos os tipos. Já o Renan, quem diria, não terá condições de ir a Alagoas para olhar o próprio gado.

Com todos os problemas que enfrenta pela prática de irregularidades, o presidente do Senado Federal deverá permanecer em Brasília. Caso consiga, com ou sem pressão e ameaças se livrar da cassação, nunca mais Renan Calheiros será o mesmo. Como aquele autoritário que conduziu com ar de o mais honesto dos homens, a cassação dos mandatos dos Capibaribe... Viva São João, abaixo Renan.

E-mail: jersan.araujo@gmail.com /

Blog: http://jersanaraujo.blogspot.com/

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br