O Google é uma da empresas que mais crescem no mundo, tanto no valor das ações, que já ultrapassaram os mais de 120 bilhões de dólares e também no seu faturamento anual.
Eu lembro que entre 98/99, pareceu na Internet um novo buscador muito simples e muito rápido, pois, ele entregava os resultados em poucos segundos, coisa que o Alta Vista demorava um pouco mais. As telas do Google era muito simples e foi isso que mais chamou a atenção. Normalmente, as telas vinham carregadas de propaganda e o Google nada tinha, foi onde todos se perguntaram “como que essa empresa ganhava dinheiro?”
Semana passada eu comprei e li o livro chamado Google, que fala da história do Google e da participação dos seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin. Eles idealizaram todo o sistema quer guardaria toda a Internet nos seus computadores, indexação, busca e até montagem dos computadores que seriam utilizados.
Durante a fase inicial, eles procuraram grandes empresas para tentar vender por 1 milhão de dólares o seu sistema de Page Rank, mas ninguém quis... o que demonstra mais um grande erro das outras empresas, erros que aconteceram também com a Apple entre muitas.
O sucesso do Google, não se dá somente a marca e no resultado das buscas. O sucesso está na forma como que eles construíram uma empresa criativa e principalmente, eles nunca tiveram dúvidas que a sua ferramenta era a melhor e mesmo depois do IPO, eles não deixaram de ser as mesmas pessoas, bilionárias, mas simples.
O Googleplex, como é chamado o Campus onde ficam as principais instalações do Google em Montain View na Califórnia, tem áreas de lazer, restaurante, lavanderia entre tantas outras coisas... tudo focado para deixar as pessoas relaxadas para criar, pois, neste mercado, somente as boas idéias que tem sucesso.
O Google começou com o seu buscador, passou para sistema de anúncios e vieram outras ferramentas que foram idealizadas nos 20% do tempo que os funcionários podem usar para seus projetos pessoais. Foram o Orkut, Froogle, Desktop tool bar, e-mail e dezenas de pequenas idéias que realmente dominaram o mundo da Internet.
O que mais me fascinou é o lema do Google, que diz. “Não seja mau”. Este lema é que fez o Google não encher de marketing o seu site, nem banners, nem cobrar pelos serviços... E também, com essa gana pelo melhor, os fizeram procurar grande bibliotecas, para digitalizarem sem custos todos os seus milhões de livros, deixando-os a disposição para consulta na Internet. No Google Books, eu já vi livros escritos por grandes mestres italianos, por autores americanos, livros que certamente nunca poderia ver e imagine ler...
O Google não é o que é somente porque fez o melhor e sim, porque eles acreditam que são os melhores e se não forem, eles vão trabalhar para ser, mas sempre seguindo o lema de não ser mau.