O governo do Maranhão lança amanhã, 7, a I Etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa, realizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura do Maranhão (Seagro). A cerimônia de lançamento da campanha está programada para acontecer no município de Balsas, na Fazenda São Bernardo, há 28 quilômetros da sede, com a presença do governador Jackson Lago. Com o tema "Proteja seu rebanho da Aftosa. Ela ataca o gado e acaba com seu patrimônio", a campanha começou desde o início do mês e vai até 30.
Também participam do evento o secretário de Agricultura, Domingos Paz; o diretor geral da Aged, Sebastião Anchieta; o prefeito de Balsas, Francisco Coelho; o superintendente federal da agricultura, Fernando Machado - que representa o Ministério da Agricultura no Maranhão; demais autoridades políticas, criadores e lideranças locais da região.
"O Maranhão começou a sair de uma posição de desespero para uma situação de médio risco, que esperamos livrar-se em breve. Todo pequeno e médio criador está se mobilizando para essa grande tarefa que é ver seu rebanho ser comercializado em qualquer estado e fora do país. No momento em que a aftosa vai sendo debelada vão surgindo empresas capazes de concorrer no mercado internacional. Sabemos que o Maranhão tem todas as condições de ter um rebanho de alta qualidade, que com a exportação, vai trazer divisas para o nosso estado", afirmou o governador.
A expectativa do diretor geral da Aged, Sebastião Anchieta, é superar a cobertura vacinal da etapa de novembro/2006, que foi de 91,37%, e que atingiu a meta do estado de manter-se com percentual acima dos 90%. "Para essa campanha a gente quer uma mobilização maior das pessoas envolvidas no processo e de outros segmentos sociais que pretendemos atingir desta vez", afirmou Anchieta.
De acordo com o secretário da Agricultura, Domingos Paz, nesta campanha um dos elementos inovadores será a participação mais aproximada dos movimentos sociais, que estão sendo mobilizados por líderes e articuladores que atuam junto às comunidades negras, indígenas, aos trabalhadores rurais de assentamentos, agricultores familiares, pescadores, extrativistas, educadores, jovens e crianças das escolas rurais. "É determinação do governador Jackson Lago, priorizar o combate à febre aftosa e estamos trabalhando nesse sentido", esclareceu Domingos Paz. O objetivo da Aged é atingir ou aproximar-se mais da meta de 100% de cobertura vacinal, nesta etapa.
Articulados pelo superintendente de Planejamento e Políticas de Desenvolvimento Rural/Seagro, Paulo Roberto Moreira, e pelo diretor da Aged, Sebastião Anchieta, os representantes dos movimentos sociais e articuladores estão se reunindo com freqüência para planejar as estratégias de ação durante a campanha. A última reunião aconteceu no auditório da Aged, no São Francisco, no último dia 17.
Na avaliação de Paulo Roberto, essa articulação é um fato positivo tanto para a campanha, como outras ações futuras dentro do governo, por envolver segmentos sociais que antes eram deixados de lado. "Essa iniciativa é algo que não se registrava em outras épocas e ainda bem que a visão dos gestores tem se ampliado. Afinal, hoje quando se fala em agricultura não se pensa apenas no macro, se pensa logo nos pequenos produtores e criadores. E este é um ponto favorável tanto para o governo, quanto para este público que também precisa de informação e de assistência", concluiu.
Outra grande parceria buscada por Sebastião Anchieta e consolidada em campanhas anteriores é a participação da Secretaria de Estado da Saúde, com o envolvimento de milhares de agentes espalhados em todo o Maranhão. Eles colaboram repassando informações sobre a importância da vacinação e distribuindo cartilhas e folhetos nos locais onde a mídia convencional da campanha publicitária não consegue atingir.
Para Anchieta, erradicar a aftosa é uma luta que envolve várias frentes e, portanto, é preciso usar todas as formas possíveis e viáveis de comunicação e de convencimento para alcançar aqueles criadores que ainda oferecem resistência em vacinar, seja pela desinformação, seja pela falta de consciência. "Estou feliz porque cada vez mais tenho obtido a adesão de segmentos importantes e que vão nos ajudar a difundir essas informações. Nesta etapa já vamos contar com o apoio do segmento evangélico, muito forte e organizado na sociedade, e que tem bastante penetração em todo o estado. Graças ao apoio do vice-governador Luís Porto que está contribuindo para esta articulação", enfatizou.
NÚMEROS - Atualmente, o Maranhão conta com um rebanho de 6 milhões, 829 mil e 2 animais cadastrados. Deste total foram vacinados 6 milhões, 239 mil e 347 animais (91,37%), na etapa passada. Além da vacinação, a Aged é responsável pela manutenção e atualização do cadastro de criadores, de propriedades e de animais (bovinos e bubalinos) existentes em todo o Maranhão. Uma das formas usadas para atualizar este cadastro é a comprovação da vacinação pelo criador, realizada nos escritórios da Aged, espalhados pelo estado.
De acordo com o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, Severino Pessoa, dentro do Programa de Combate e Erradicação da Febre Aftosa, a vacinação é uma etapa fundamental. "Os criadores precisam vacinar seus animais e comprovar nos escritórios da Aged, pois isso representa uma condição indispensável para que o Governo do Maranhão possa solicitar, junto ao Ministério da Agricultura (Mapa), futuras mudanças em sua classificação sanitária e também continue avançando no programa de erradicação da aftosa".