FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO PROMOVE
PALESTRA SOBRE SUPER RECEITA
Com vistas a tirar todas as dúvidas sobre a Super Receita, a Federação do Comércio do Maranhão promove hoje (25), as 19h30 uma palestra sobre o assunto.
O presidente José Arteiro da Silva, ao lado dos presidentes dos sindicatos filiados, convidam o empresariado a participarem do evento no auditório da Fecomércio. A palestra será ministrada pelo delegado da Receita Federal do Maranhão, economista Manoel Rubim.
A Medida Provisória 258/2005, que unifica a Receita Federal e a Previdência Social e cria como órgão do Ministério da Fazenda, a Receita Federal do Brasil, que está sendo chamado pela imprensa de “Super Receita”, tem como um dos focos trabalhar com seus sistemas integrados, possibilitando assim, uma compensação de valores entre os até então separados órgãos da administração pública federal.
Economista Manoel Rubim, delegado da Receita Federal do Maranhão
O FATO EM DESTAQUE
O CASAMENTO DE MÁRCIO E MICHELLE BORGES
Na semana passada eu e Joselia estivemos em Belém (PA) para participar da solenidade de casamento do filho, o analista de sistemas, Márcio de Souza Borges com a professora de educação física, Michelle Correia Ataíde, realizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
O evento realizado na noite da sexta-feira (18) contou com a presença de vários amigos do casal.
Os filhos, Fernando e Ariane foram figuras de destaque.
O momento foi oportuno para rever os sobrinhos Ricardo e Denise, filhos de Marisa e Augusto Borges e do amigo, o advogado José Maria Toscano, entre outros.
Foram padrinhos do noivo, o casal Maria Lina Ferraz e José Roberto Prado e da noiva, Ana Lobo Coutinho e Marcos Junior.

GENTE GENTE GENTE
RODADAS DE NEGÓCIOS
O Centro-Oeste será a próxima região a receber uma caravana do trade turístico local para promover o destino Maranhão.
As rodadas de negócios, que acontecem nos dias 28 e 30 de maio em Brasília e Goiânia e, no dia 1º de junho, em Belo Horizonte, contarão com a presença de 34 participantes, entre representantes de hotéis, agências de viagens, instituições de governo e organizações do empresariado maranhense.
A ação de Promoção do Destino Maranhão nasceu de uma estratégia atual, construída com a participação direta do trade turístico maranhense que definiu cronogramas, locais de visitação a serem trabalhados, dentre outros pontos, com o objetivo principal de promover o Estado, suas riquezas e atrativos nos principais centros emissores do País e do mundo.
A promoção das três rodadas de negócios leva a assinatura da Abav-MA, Sebrae, São Luís Conventions e Visitors Bureau, Abrasel, ABIH, Sindhorbs, TAM, Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão.
Do Sebrae, quem estará marcando presença nos três eventos é o gerente do Projeto Turismo em São Luís, Mauro Andrade. Para este ano, o projeto visa, até dezembro, elevar a taxa de ocupação média nos meios de hospedagem e os dias de permanência dos turistas em 10%, assim como aumentar o número de turistas atendidos pelas agências de receptivo locais em 10%.
SENAI É PARCEIRO DO SETOR DE CONFEITARIA
A Sorvepan, distribuidora de produtos de panificação e confeitaria com sede em Imperatriz, e a fornecedora holandesa Emulzint promoveram na terça-feira (22) um encontro destinado a profissionais do setor com o tema: “Novas tendências do mercado de confeitaria”.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial atuou na parceria com 2 técnicos em panificação e confeitaria que ministraram palestras para um público de mais de 200 pessoas no auditório do Sebrae Jaracaty.
Eliene Dias Clemente, consultora empresarial da Sorvepan, afirmou que o objetivo do encontro foi o de “ampliar o conhecimento na área de Confeitaria Fina, que é um mercado ainda não muito explorado no Maranhão, mostrando para as pessoas que a confeitaria vai muito além de bolos e doces”, revela.
O Senai vem atuando em parcerias como esta para promover a competitividade da indústria maranhense por meio do conhecimento.
FAEMA REÚNE LIDERANÇAS RURAIS
A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão - Faema reuniu ontem (25), cerca de 60 lideranças rurais em Assembléia Geral Ordinária, na sua sede localizada na rua Humberto de Campos, no centro de São Luís.
Na pauta, importantes matérias foram discutidas, tais como: Formação de condomínios rurais; Discussão sobre a viabilidade de implantação de pequenas unidades produtoras de álcool, por produtores independentes de cana-de-açúcar; Balanço do trabalho da Faema e seus sindicatos filiados na campanha de vacinação no combate da Febre Aftosa junto aos pequenos criadores; Fortalecimento da estrutura sindical através da prestação de serviços e Convenções coletivas de trabalho.
No comando da reunião, o presidente da entidade, José Hilton de Souza, após retornar de Brasília, onde participou do I Seminário de Tecnologia para a Pequena Produção de Álcool, promovido pela CNA.

TUDO PRONTO PARA O DIA DO DESAFIO
O Sesc e a Prefeitura Municipal de São Luís já se preparam para o Dia do Desafio, um evento internacional que ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio. A mobilização já começou, nas redes de ensino publico e particular, no comércio, igrejas, academias, escolas de dança e artes marciais, grupos de jovens, clube de mães, associações comunitárias, órgãos públicos, Escoteiros, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exercito, Marinha e Aeronáutica, dentre outros.
Esse ano o Dia do Desafio será realizado pela primeira vez em São Luís, acontecendo na quarta-feira (30), das 7 às 21h. As atividades serão realizadas em toda a cidade, da zona urbana à zona rural.
A proposta é para que as pessoas interrompam suas rotina para praticar durante 15 minutos atividades físicas. A competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
LENÇÓIS RESORT PROMOVE FESTIVAL DE GASTRONOMIA
Começa hoje e vai até domingo, o Festival Gastronômico Português do Lençóis Resort, em Barreirinhas. O maior meio de hospedagem do estado, administrado pelo Grupo Solare, traz no cardápio para esse evento, pratos á base de bacalhau, carneiro e porco, além de acompanhamentos típicos da cozinha portuguesa inspirados na culinária árabe e moura.
FIEMA COMEMORA DIA DA INDÚSTRIA
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e demais instituições que a compõem (Sesi, Senai e Iel) comemora hoje (25) o Dia da Indústria e dentro da programação fará realizar, a partir das 17h, a palestra: “Como as empresas maranhenses podem lucrar com o Crédito de Carbono” para o empresariado maranhense e comunidade em geral. As inscrições são gratuitas.
O palestrante é Alexandre Mello, analista sênior de meio ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na ocasião será lançada a nova edição da revista Maranhão Industrial, uma publicação do Sistema Fiema.
SESI LANÇA TELECONGRESSO
Realizado a cada dois anos pelo Serviço Social da Indústria, o Telecongresso Internacional de Educação será realizado nos dias 17 e 18 de outubro e reúne profissionais da área da educação de várias partes do Brasil e do mundo para discutir temas da atualidade voltados para o desenvolvimento da educação.
A quinta edição do Telecongresso foi lançada na quarta-feira (23) pelo Sesi Nacional. Esse ano o tema é: “Educação, competitividade e desenvolvimento”. O evento é realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) e a Universidade de Brasília (UnB).
O Telecongresso discutirá a relação entre o desenvolvimento econômico e as condições da educação. Como reforça a gerente-executiva da Unidade de Educação Básica do Sesi, Mariana Raposo: “Queremos produzir e disseminar conhecimento. Por isso, precisamos discutir os impactos da educação na competitividade e desenvolvimento do país”.
A expectativa para este ano é de que mais de 14 mil pessoas entre profissionais de educação básica, ensino profissional e superior, gerentes e pesquisadores do Brasil e do exterior sejam ligados por meio da Infovia CNI transmitida diretamente de Brasília para todos os departamentos regionais do Sesi no Brasil.
FIAT LANÇA STILO SPORTING
A Fiat lançou, esta semana, o Fiat Stilo Sporting. Uma nova versão do primeiro hatch médio nacional, o Stilo. O Stilo Sporting chega com alterações estéticas e mecânicas que lhe dão aparência jovial e mais força em arrancadas e retomadas. A Taguatur Veículos, concessionária Fiat em São Luís, informa que itens como teto solar, bluetooth e aerofólio traseiro são de série.
REUNIÃO DO COMTUR
O Conselho Municipal de Turismo estará reunido hoje (25), a partir das 10h de uma Reunião Extraordinária, no Auditório Praia Grande, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Rua da Palma, 53, no centro de São Luís.
Durante a reunião, a presidente do Comtur e secretária Municipal de Turismo, Maria do Socorro Araújo apresentará o atual secretário adjunto da pasta, Henrique Jorge de Almeida. Serão discutidos, também na reunião, proposta de implantação do Selo de Qualidade; realização do evento técnico-científico alusivo aos 10 anos de “São Luís – Patrimônio Cultural da Humanidade” e Rodada de Negócios.
NOTA DEZ DA SEMANA
SENAC MÓVEL EM ITAPECURU
Uma solenidade que reuniu cerca de 300 convidados encerrou com chave de ouro a passagem do Senac Móvel de Moda e Beleza pelo município de Itapecuru-Mirim em 2007, onde foram ministrados cursos da área de Imagem Pessoal. O evento, realizado na última terça-feira à noite, no Itapecuru Social Clube, contou com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio SESC Senac, José Arteiro da Silva, do prefeito municipal, Antonio da Cruz Filgueira Júnior, do escritor e jornalista, Benedito Buzar, e do diretor regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes. Na ocasião, foram entregues 105 certificados aos novos profissionais qualificados através do programa, nos cursos de cabeleireiro básico, limpeza de pele, colorimetria, maquiagem e penteados e tranças. O objetivo da iniciativa é proporcionar capacitação profissional e incentivar a visão empreendedora dos participantes dos cursos profissionalizantes.
