» Busca Avançada

Acesso Rápido

Shopping #

Direito 2 - Notícias de Direito
Home » Edições » 2007 » Março » Edição 21,502 » Geral

GeralContexto de Mercado

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
26 de março de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Editora: Kátia Persovisan / katiapsv@hotmail.com

Por Cida Macedo

Especial para o JP

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Hidrossonda faz campanha educativa de conscientização sobre uso da água

A Hidrossonda, empresa maranhense de perfuração e manutenção de poços artesianos, reuniu na noite de quinta-feira, 22, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), representantes de várias empresas e instituições para lembrar o dia mundial da água e fazer o lançamento de sua campanha de conscientização pela importância da água.

De acordo com o Antonio José Araújo, um dos proprietários da Hidrossonda, o primeiro passo da campanha foi dado nesta quinta-feira, com a apresentação da palestra “A Importância das Águas Subterrâneas”, ministrada por Itabaraci Cavalcante, doutor em Hidrogeologia, pelo Instituto de Geociência da Universidade de São Paulo (USP) e professor pesquisador do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará. “A escolha do dr. Itabaraci como palestrante é pelo trabalho que ele desenvolve voltado para a educação ambiental e pela sua preocupação com a utilização da água”, explica.

O segundo passo da campanha será desenvolvido junto às escolas, públicas e privadas, empresas, instituições e à comunidade em geral, através de ações educativas de conscientização sobre o valor e a importância da água na vida de cada um de nós. A campanha conta com a parceria de diversas instituições e empresas como a Alumar, o CREA-MA, ABAS (Núcleo Ceará e Grupo Maranhão), ENESA, ServFood, Edeconsil, FIEMA, Cemec, Carioca Engenharia, Termac, Usiminas Macânica, Ebara, WO, EP Engenharia e tem como material de apoio cartilhas, adesivos, cartazes, basdoor e outdoor.

Segundo Antonio José, a campanha de conscientização pelo uso racional da água é fruto do comprometimento da direção da Hidrossonda com a responsabilidade social e ambiental. “Não estamos somente preocupados em executar obras, mas também em dar a nossa contribuição. Acreditamos no poder da educação como ação transformadora, principalmente junto às crianças e adolescentes, para quem vamos levar o assunto água para ser lembrado e discutido e que passem a valorizar, cada vez mais o uso da água”, explica.

Nos últimos anos o assunto água tem sido discutido no mundo inteiro, a preocupação com a sua escassez tem mobilizado muita gente e criado um movimento de pessoas em busca de solução. Para Itabaraci Cavalcante o problema “é grande e sério”, mas tem solução, “é reversível”. “Existe viabilidade técnica e econômica, mas tem que existir viabilidade política. É necessário que poderes e formadores de opinião possuam essa boa vontade, esse é o ponto crucial, a mudança de mentalidade política. A visão de futuro tem que ser praticada”, afirma.

Mais da metade da população mundial sofrerá a escassez de água até o ano de 2025. Atualmente mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso à água potável segura. O consumo global de água cresceu seis vezes, entre 1990 e 1995. Em função da escassez de água a produção de alimentos deve sofrer uma mudança de 10%. Diante dos dados técnicos e da realidade apresentada pelo professor Itabaraci, ele alerta: “o Brasil, mesmo sendo o maior volume de água doce do mundo, não se exclui do negro futuro que se aproxima, caso não haja uma tomada de consciência e a tão esperada mudança de comportamento”, diz. O professor informa ainda que o Maranhão é a segunda maior bacia do Brasil que acumula água subterrânea e está entre as seis maiores do mundo, “mas o desperdício é muito grande e não há uma política de gestão dos recursos hídricos”, afirma.

Antes da palestra, fizeram uso da palavra os gerentes de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Projeto de Expansão da Alumar, Domingos Campos e Javier Torrico. Os dois gerentes parabenizaram a Hidrossonda pela iniciativa e ressaltaram a necessidade de ações educativas transformadoras compromissadas em reverter o quadro atual. “A forma de utilizar a água é identidade cultural de um povo que deve saber lidar com um bem tão precioso”, destacou Javier Torrico.

A HIDROSSONDA – Empresa maranhense da perfuração e manutenção de poços artesianos. Está no mercado há 21 anos e, além do Maranhão, estende seus serviços também aos Estados do Pará e Piauí. O trabalho da Hidrossonda é promover o abastecimento publico, de indústrias, agropecuárias, psiculturas, residências, condomínios, sítios, restaurantes e outros. Tem como clientes órgãos públicos federais, estaduais e municipais e entidades, mas “o forte é o sistema de abastecimento público”, informa Antonio José.

A empresa possui registro no Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia do Maranhão (CREAMA) e na Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). Destacou-se como a primeira empresa do Norte/Nordeste a receber o selo de qualidade da ABAS e a 14ª empresa brasileira.

Cozinha-Escola comunitária é inaugurada pela prefeitura

Inaugurado nesta sexta-feira, 23, o Centro de Capacitação em Gastronomia Zilda Bravio das Neves – Irmã Zizi, no Vinhais, foi construído pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Segurança Alimentar, em parceria com a Fundação Pr. José Romão de Sousa, da Igreja Assembléia de Deus, que cedeu o espaço, e do projeto social “Crescendo e Aprendendo”. No local, vão funcionar a primeira cozinha experimental do Projeto Cozinha-Escola Comunitária e o Centro de Capacitação em Informática BETEL, onde serão oferecidos cursos gratuitos de gastronomia e de informática.

A estrutura do Centro, que ocupa uma área de 200 m² , dispõe de sala de apoio para reunião, sala de nutrição, sala para aulas teóricas e área de manipulação e produção de alimentos (cozinha). A sala destinada às aulas teóricas, com capacidade para receber até 30 alunos, está equipada com recursos audiovisuais (televisão, DVD, quadro branco e retroprojetor). A cozinha dispõe de fogão industrial, coifa, fogão doméstico, bebedouros, freezer, geladeira e utensílios. Participaram da inauguração do Centro de Capacitação em Gastronomia Zilda Bravio das Neves – Irmã Zizi, a primeira-dama do Estado, Clay Lago, a deputada estadual Eliziane Gama, o vereador Alencar Gomes, a secretária municipal de Segurança Alimentar, Lourvídia Caldas, o presidente da Fundação Pr. José Romão de Sousa, pastor José Guimarães Coutinho, entre outras autoridades.

Atacado & Varejo

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (SINEPE-MA) reunirá os dirigentes das escolas filiadas em encontro com o presidente da Comissão de Educação, Gastão Vieira (PMDB-MA). O encontro acontece hoje, no UniCeuma do Renascença e serão abordados os seguintes assuntos: reforma universitária, sistema de cotas e a opção pelo SIMPLES, vedada ao ensino médio.

O presidente da FIEMA - Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Jorge Machado Mendes, comemorou a assinatura do decreto que desburocratiza a participação das microempresas e empresas de pequeno porte nos processos licitatórios municipais. A lei municipal foi assinada pelo Prefeito Tadeu Palácio durante a abertura da II reunião plenária do Fórum de Desenvolvimento Sustentável de São Luís, organizado pela Prefeitura e instituições parceiras.

Outra importante conquista foi a criação do Pólo de Inovação Tecnológica de São Luís, assinada na ocasião pelo Prefeito Tadeu Palácio, juntamente com a primeira-dama do Estado, Clay Lago, representando o governador Jackson Lago, o Presidente da FIEMA, Jorge Mendes, e Deborah Baesse, do Instituto de Cidadania Empresarial – ICE-MA. “A criação desse Pólo representa um marco para o crescimento da indústria maranhense”, afirma Jorge Mendes.

Uma presença que não estava prevista, mas que foi muito bem vinda durante a reunião promovida pelo Sifema e Fiema na última quinta-feira (22), no Naoum Plaza Hotel em Brasília (DF), foi a do deputado paraense Wandenkolk Gonçalves (PSDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal.

A reunião estava planejada para receber a bancada maranhense na Câmara Federal, mas teve a presença também do Senador Edson Lobão (PFL). Na pauta, a apresentação dos resultados finais dos Mapas de Aptidão Agrícola do Maranhão, fundamentais para a conclusão do Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado, que é a expectativa do setor empresarial e industrial.

Após a apresentação do Chefe da Embrapa Monitoramento de Satélites de Campinas (SP), Evaristo de Miranda, Wandenkolk pediu a palavra e comentou: “Acho que há distorções na MP 2166-67. Existem áreas, nos dois estados (Maranhão e Pará) que tem que ter 100% de reserva legal. Já outras áreas que já foram 100% desmatadas, não há sentido de se manter 80% de reserva, como determina a legislação”.

Links Patrocinados
ImprimirRecomendar

0 pessoas comentaram a notícia "Contexto de Mercado"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.

    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Jornal Pequeno.

    Blogs #

    Arquivos #

    Shopping #

    Processada em 0.657s