» Busca Avançada

Acesso Rápido

Shopping #

Direito 2 - Notícias de Direito
Home » Edições » 2007 » Março » Edição 21,500 » Cidade

cidadesDefensoria Pública pede investimentos para penitenciária

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
24 de março de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

O Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado dirigiu, esta semana, ofício à Secretaria de Segurança Cidadã, atual responsável pela administração penitenciária do Estado, requerendo a urgente realização de investimentos na área de tecnologia de informação para o sistema penitenciário estadual.

Para os defensores públicos integrantes do núcleo, o desenvolvimento dos recursos da informática, no âmbito penitenciário, é ferramenta indispensável para o enfrentamento da crise do sistema.

Segundo o expediente dirigido à Secretaria, atualmente, na Penitenciária de Pedrinhas, todas as informações sobre a vida carcerária dos seus quase 900 internos estão contidas em prontuários manuscritos, normalmente desatualizados, o que resulta em atraso para se requerer direitos adquiridos pelo cumprimento da pena; na fomentação de um ambiente de crise, responsável pela eclosão periódica de motins e rebeliões; no aumento da onerosidade do sistema penitenciário e no agravamento de outros problemas inerentes à superlotação carcerária.

A Defensoria propôs, como forma de se garantir que o interno não permaneça preso mais tempo do que o devido, a adoção de um sistema informatizado de controle da execução penal, no qual sejam registradas todas as suas ocorrências (ingresso e egresso; progressão e regressão de regime; livramento condicional, remissão de pena, etc), aliado a um aplicativo de aviso das datas previstas para progressão de regime, livramento condicional e extinção da pena.

Proatividade – Segundo o defensor e também corregedor-geral da instituição, Alberto Tavares, o desenvolvimento de um sistema de informação para a administração penitenciária estadual vai fortalecer a atuação proativa dos órgãos envolvidos na execução penal, que poderão acompanhar passo a passo o cumprimento da pena e intervir no tempo certo pela concessão de direitos em favor dos internos. Vai permitir, também, ao Estado planejar de modo mais eficaz sua política para a área.

Links Patrocinados
ImprimirRecomendar

0 pessoas comentaram a notícia "Defensoria Pública pede investimentos para penitenciária"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.

    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Jornal Pequeno.

    Blogs #

    Arquivos #

    Shopping #

    Processada em 2.297s