Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 21,499
Edição 21,499

O Comércio Eletrônico e o Maranhão
Entrevista com José Faustino dos Santos Júnior – Diretor da Interativa Informática
LANÇAMENTOS

Entrevista com José Faustino dos Santos Júnior – Diretor da Interativa Informática

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 23 de março de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Por Beatriz Veras

José Faustino dos Santos Júnior
José Faustino dos Santos Júnior
Na entrevista da semana, a coluna conversou com um dos sócios da Interativa Informática, uma empresa nova do setor de tecnologia e informática, que desenvolve um projeto muito interessante com as faculdades e escolas de São Luís. Aqui José Fautino conta o começo da empresa e também sobre o processo de compartilhamento de CPU e banco de dados, além de nos revelar as perspectivas do setor em um futuro breve. Confira!

JP ONLINE - Como surgiu a Interativa?

José Faustino dos Santos Jr. - Ela foi criada em 1996, por mim e pelo meu sócio. Nosso carro chefe era o sistema para gerenciamento acadêmico, que era uma área pouco atendida e nós sabíamos que haveria campo para trabalharmos. De fato concretizou nossa idéia e hoje temos uma parceria com uma empresa de Salvador que é quem faz o desenvolvimento do sistema para nós. Atualmente temos trinta clientes no Maranhão, entre escolas e faculdades. O trabalho é feito diretamente na parte acadêmica como: gerenciamento de informações acadêmicas; cobranças de mensalidades; serviços profissionais, etc.

JPOL - A interativa está com um projeto que é um tipo de terminal de compartilhamento de recursos de CPU. Fale um pouco desse projeto.

JF - As CPU’s têm um poder de processamento cada vez maior. Um único computador hoje tem um poder muitas vezes maior do que um grande CPD de vinte anos atrás. As pessoas têm em cimas de suas mesas computadores com poder de processamento que elas nem podem imaginar. É certo que 99% da utilização dos computadores das empresas e do mercado em geral é para acessar um aplicativo, acessar a internet ou usar um programa de Office. Essas aplicações consomem apenas 10% da CPU, então todo o resto da CPU fica ocioso. Nós desenvolvemos uma peça chamada Thin Clients que tem os recursos mínimos para permitir que o cliente possa acessar um computador que já está sendo usado por outro e explorar os recursos que estão ociosos na CPU. Isso pode ser feito por até 10 pessoas para um único computador sem perda de qualidade de desenvolvimento para a maioria das aplicações, mas é claro que existem algumas restrições como, por exemplo, jogos interativos e programas multimídias que têm um grande processamento de imagem. Mas o resto das aplicações podem ser usadas sem nenhum problema. E esse equipamento, o Ory-PC Expanion que nós estamos comercializando em dois modelos: um sem porta USB, e outro com porta USB, que permite que a pessoa possa ligar um periférico, uma impressora, um pen-drive localmente.

JPOL - Que tipo de tecnologia é usada nesses projetos?

JF - Para o projeto de compartilhamento de recursos, é usado o protocolo TCP/IP, que é a grande vantagem, pois, não é necessário instalar nada na máquina que vai servir de base para as estações. É usado apenas a rede e todas as políticas de segurança da rede que estiverem ativas, serão aproveitadas.

JPOL - Dificuldade no mercado?

JF - O mercado de informática esta em constante mudança, bruscas às vezes. Essas mudanças geram novos hábitos, comportamento. A tecnologia evolui e com ela puxam-se as expectativas do consumidor. Já em termos mercadológicos, o grande problema é a pirataria, o mercado paralelo que usa peças não legalizadas, que inundam o fornecimento no mercado a um custo bem mais acessível. Outro grande problema é a venda pela Internet que está se popularizando, onde cada vez mais as pessoas estão aderindo. Fica difícil competir com as grandes empresas, que conseguem vender na Internet, equipamentos por custo quase igual ao custo de compra das lojas. As lojas lidam com essa dificuldade de pagar todos os impostos de uma loja, encargos, administração, e ter que comprar do distribuidor, um equipamento que está no site dos grandes fabricantes por aquele preço que você comprou.

JPOL - Qual sua visão de mercado local e regional?

JF - O mercado no Maranhão ainda é um dos mais fracos, porém a parte de informática sempre é um mercado que tem evoluído, sempre tem espaço para você vender, as pessoas sempre estão comprando, porque passou a ser item de extrema necessidade pessoal e empresarial. Nós ainda estamos em grande expansão e ainda tem muito mercado para a área de informática.

JPOL - Quais as expectativas da empresa para esse ano?

JF - Pretendemos continuar com a venda de produtos, dinamizando nossos softwares para área acadêmica. Estamos no meio do salto para a web, ou seja, o nosso sistema vai sair de base desktop que significa que o cliente tem que tem um banco de dados localmente, para agora, o cliente ter um banco de dados na web, em data center, acessado pelos navegadores. Isso vai significar uma mudança radical na maneira como os clientes vão interagir com o sistema e nas possibilidades de recursos que serão disponibilizados tanto para os clientes, quanto para os clientes dos clientes.

Interativa Informática

Av. Colares Moreira, 444

Ed. Monumental Sobreloja 107

Renascença

(98) 3235-3429

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br