» Busca Avançada

Acesso Rápido

Shopping #

Direito 2 - Notícias de Direito

cidadesMédicos orientam para o consumo de bebidas e alimentação saudável

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
30 de dezembro de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Com as festas de fim de ano é importante cuidar da alimentação e não cometer excessos. Infecções alimentares, ressaca e ganho de peso estão entre as conseqüências de exagerar na gordura, nos doces e, também nas bebidas alcoólicas. No preparo de alimentos existem várias dicas para manter a tradição e mesmo assim obter pratos mais saudáveis. Em relação às bebidas, a palavra é moderação.

Segundo a nutricionista do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), órgão da Prefeitura de São Luís, Célia Albuquerque, no preparo dos alimentos, o cuidado com a quantidade de óleo e de açúcar, e também com o armazenamento dos alimentos, geralmente preparados com antecedência, é fundamental para tornar as refeições mais leves e saudáveis. “Reduzir a quantidade de gordura é o mais importante. Substituir a gordura animal por óleo vegetal, por exemplo, é imprescindível para melhorar a condição do alimento”, afirmou.

Ela esclareceu que a maioria dos pratos das festas de fim de ano, dependendo principalmente da maneira como são preparados, costumam apresentar altos teores calóricos. Para equilibrar a ceia e afastar o risco de problemas de saúde mais imediatos, como infecções alimentares, a médica afirma que a saída é evitar excessos, tanto no preparo dos alimentos, quanto no consumo. “É preciso cuidado também com pratos que levam maionese, como saladas; e os ovos, em doces. Se forem preparados com muita antecedência e ficarem sobre a mesa sem refrigeração, há risco de estragarem. Quem os consumir pode ter uma infecção intestinal”, alertou Célia Albuquerque.

Tomados os devidos cuidados com o preparo e o armazenamento dos alimentos, é preciso ainda evitar excessos no consumo. Uma dica é comer de tudo, mas em pequenas quantidades; ou combinar os pratos principais (carnes de porco, gado e peixes) com salada (sem maionese). Ainda é preferível consumir frutas naturais às cristalizadas, que contém muito açúcar.

Bebidas alcoólicas – Para quem não dispensa um vinho, espumante, ou mesmo uma cerveja gelada, principalmente, durante as comemorações pela virada do ano, os especialistas recomendam moderação. A ressaca é um conjunto de sintomas de intoxicação do organismo após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A única receita garantida para evitá-la é beber com moderação.

Mas para quem pretende desconsiderar a recomendação, a dica é se alimentar bem antes de começar a beber. Outro conselho é consumir água, nos intervalos entre uma dose e outra de bebida alcoólica. Em caso de ressaca, é importante ingerir muito líquido e se alimentar.

Links Patrocinados
ImprimirRecomendar

0 pessoas comentaram a notícia "Médicos orientam para o consumo de bebidas e alimentação saudável"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.

    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Jornal Pequeno.

    Blogs #

    Arquivos #

    Shopping #

    Processada em 0.656s