Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 22,449
Edição 22,449

História e lendas
Maria Vitória Costa, 76, a 'poderosa'
Gravidez precoce
Foto documentos
Esqueceram de mim
Viver e morrer nas areias escaldantes
Gente do lugar
Paraíso ameaçado
Órgãos ambientais foram 'atropelados' por leilão-relâmpago
SANTO AMARO DO MARANHÃO - Família Sarney pressiona lavradores a vender terras

Paraíso ameaçado

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 2 de dezembro de 2007
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Dunas avançam sobre a cidade e podem expulsar moradores

Embora um pouco distante do mar, a cidade de Santo Amaro do Maranhão dá sempre ao visitante a sensação de que o mar está logo ali em frente. O motivo é a localização da cidade, bastante próxima das dunas que compõem o Parque dos Lençóis Maranheses.

O cenário deslumbrante das dunas de Santo Amaro do Maranhão também esconde uma ameaça aos habitantes da cidade

Essa proximidade está se incrementando. “De tempos em tempos, a gente tem de abrir novas trilhas para os veículos poderem passar porque as rotas antigas”, explicou o motorista Irisnelton Santos Azevedo, o “Neltão”.

Não só as estradas, mas também as casas em breve terão de se deslocar para dar lugar às montanhas de areia. No caminho para o campo do Espigão, várias moradias de taipa e palha já estão bem próximas das dunas. “O pessoal logo, logo, vai ter de se mudar”, prevê “Neltão”.

O rápido avanço das dunas pode pôr em risco um dos lugares mais belos do país. Porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, Santo Amaro é especialmente deslumbrante depois do mês de julho, quando as chuvas cessam e as águas secam, restando apenas as lagoas entre as alvas dunas de areia, que alcançam até seis metros de altura. Nessa época, o rio Alegre fica melhor para o banho, devido à profundidade não ameaçadora.

Entre o povoado Rosarinho e as margens do rio Alegre, o meio ambiente é diverso: lembra tanto as caatigas do sertão nordestino com seus mandacarus, como cenários semelhantes a oásis, com riachos e lagoas enfeitadas de buritizeiros, juçarais e outras árvores altas.

A ar eia dá um tom bastante claro a Santo Amaro, principalmente no segundo semestre quando o sol é intenso. Nas noites de lua cheia, a alvura da areia produz um efeito peculiar. É só contemplar para descobrir que Deus caprichou em sua obra nesse pedaço do Maranhão. Falta apenas o homem fazer a sua parte.

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br