O dia 24 de novembro será de prevenção e combate ao câncer da pele. Nesta data, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que está em sua nona edição. Em São Luís haverá atendimento gratuito à população das 9h às 15h, com realização de exames e orientações em dois locais: no Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma)/campus do Renascença e no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU/Ufma), localizado no prédio do ILA, na praça Gonçalves Dias.

De acordo com a coordenadora da campanha no Maranhão, Daniela Alves Lima Milhomem, em caso de identificação de algum problema na pele, o paciente será encaminhado para uma consulta mais detalhada com o dermatologista. “Será um dia de exames e orientações. A campanha visa prevenir e identificar os casos de câncer da pele. Como esperamos atender um grande público, em caso de identificação de outras doenças dermatológicas, encaminharemos o paciente para uma consulta para que seja feito um diagnóstico mais detalhado”, explica a dermatologista.
Na campanha realizada ano passado, a SBD constatou que 74,4% da população maranhense ainda se expõe ao sol sem proteção. As mulheres são as que menos se cuidam sob o sol, o que representa 68,8% dos pacientes atendidos no dia de mobilização.
“Estes números mostram que a maioria das pessoas não se cuidam ao se expor ao sol e isto é perigoso, pois podem contrair câncer da pele. Este ano, intensificaremos ainda mais as recomendações para que a população se cuide, usando protetor solar e tome outros cuidados, ao se expor ao sol”, afirma Daniela Lima.
O crescimento de sinais na pele, de aparência elevada e brilhante, translúcido, avermelhado, castanho, róseo ou multicolorido ou de uma pinta preta ou castanha que muda de cor ou ainda uma mancha ou ferida que não cicatriza, cresce e apresenta coceira, crostas, erosões ou sangramento podem ser câncer, portanto, precisam ser examinados pelo dermatologista.
O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os tipos mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares e o mais perigoso é o melanoma. A radiação ultravioleta, que se concentra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial, é a principal causadora do câncer e do envelhecimento da pele.
As principais recomendações da SBD para a exposição ao sol são: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. A pessoa deve evitar se expor ao sol entre 10h e 16h e quando for à praia, ficar sob barracas feitas de lona ou algodão, que absorvem 50% da radiação ultravioleta (UV). As de nylon não são eficientes, pois 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Na campanha realizado ano passado, foram feitos mais de 40 mil atendimentos no país e no Maranhão foram mais de mil. Este ano, a meta da Sociedade Brasileira de Dermatologia é aumentar o número de pessoas atendidas para que seja reduzida a incidência de câncer da pele.