A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), depois de ouvir seu Conselho Técnico, confirmou os critérios de convocação para os Jogos Pan-Americanos 2007, no Rio de Janeiro. A lista completa dos atletas que comporão a seleção do PAN será conhecida depois do Troféu Brasil Caixa 2007, que será disputado de 20 a 24 de junho em São Paulo. Cada País poderá participar com 2 atletas, em cada prova.
PROVAS INDIVIDUAIS - Serão convocados, para cada prova individual, o campeão do Troféu Brasil Caixa 2007 e o 1º colocado do Ranking Brasileiro no período 01/01/2006-24/06/2007. Caso o mesmo atleta seja o campeão do Troféu Brasil e 1º do Ranking Brasileiro, a segunda vaga será do 2º do Ranking do período acima.
REVEZAMENTOS - Para as provas de revezamento, 4x100 m e 4x400 m, serão convocados os 3 primeiros do Troféu Brasil Caixa e os 3 primeiros do Ranking Brasileiro do período acima. No caso de haver atletas nas duas condições, serão chamados os seguintes do Ranking.
PROVAS DE RUA - Nas provas de maratona masculina, maratona feminina e marcha 50 km masculina, serão convocados os 2 primeiros colocados do Ranking Brasileiro no período 01/01/2006-22/04/2006.
O torneio de atletismo do PAN será disputado de 22 a 29 de julho, com as provas de pista e campo marcadas para o Estádio João Havelange. A maratona mostrará a orla carioca e o centro histórico da cidade e a marcha acontecerá no Aterro do Flamengo.