O candidato de Frente de Libertação do Maranhão, Jackson Lago (PDT) acusou ontem o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Opinião Pública de ter se transformado em “balcão de negócios”. A afirmação foi feita pelo ex-prefeito de São Luís ao comentar o artigo do jornalista Franklin Douglas “Quem inventa defunto para ganhar eleição não manipula pesquisa de opinião?”, publicado pelo Jornal Pequeno, no qual o articulista apresenta estudo sobre o “comportamento antiético do Ibope no Maranhão” e denuncia a aliança do Instituto com a família Sarney para a manipulação de pesquisas eleitorais.
O candidato da Frente de Libertação do Maranhão ressaltou a importância da publicação para que a população tome conhecimento do real objetivo da divulgação de números inconsistentes, questionados na justiça e que não retratam a realidade do quadro sucessório estadual. Jackson lembrou que a tentativa do Ibope em interferir no resultado da eleição no Estado vem desde 1988, quando tentou confundir a população de São Luís. “Uma semana antes da eleição, o Ibope afirmava que meu adversário na sucessão municipal tinha 16 pontos de vantagem quando todas as projeções feitas por nós diziam que estávamos na frente”.
Jackson lembra que na eleição de 1988, diante do iminente crescimento de sua candidatura, o instituto contratado pela família Sarney divulgou pesquisa na véspera do pleito revelando que a diferença havia caído para apenas um ponto percentual. “Mas quando abriram as urnas venci a eleição com 6% de diferença para meu adversário. Em 1994, quando me candidatei ao governo, o Ibope sempre me colocava com percentuais que variavam entre 6% e 8%. Na véspera da eleição uma outra rodada de pesquisa me apontava com 10%. Tive 20,2%, a eleição foi para o segundo turno e todos no Maranhão sabem perfeitamente o que aconteceu naquele pleito”.
O candidato da Frente de Libertação, diante de mais esta tentativa de confundir a opinião pública maranhense, ressaltou que “o Ibope virou um balcão de negócios”. Ele explica que, para o Maranhão, a gerência do Instituto funciona há muitos anos em Fortaleza com a mesma direção e que nesta eleição estariam usando o mesmo procedimento dos pleitos anteriores quando interferiram em favor da oligarquia.
Ao fundamentar a tese sobre a manipulação de números pelo Ibope com a finalidade de criar a onda do já ganhou em favor da candidata da oligarquia, o jornalista Franklin Douglas usa as próprias palavras do ex-presidente e senador José Sarney para denunciar a estratégia do grupo oligárquico. “O maior eleitor das eleições é a pesquisa. Ela desperta a visão de qualidade dos concorrentes, provoca onda de adesão e conduz o eleitorado indeciso a uma decisão que, pela dinâmica das coisas, tende para votar no vencedor”. Para o articulista, as palavras de Sarney expressam o que ele realmente pensa sobre pesquisas e as formas que as utiliza.