Acesso Rápido

Shopping #

Direito 2 - Notícias de Direito

PolíticaInstitutos apontam segundo turno nas eleições do MA

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
26 de setembro de 2006
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Pesquisa realizada pelo Instituto Constat aponta que as eleições para o governo do Maranhão serão definidas somente no segundo turno. Ontem, o diretor do Instituto Toledo também revelou que o sucessor de José Reinaldo não será conhecido no primeiro turno

Mantidas as tendências das pesquisas eleitorais, nenhum dos candidatos a governador alcançará o índice de 50% mais 1 dos votos no Maranhão, levando a corrida eleitoral do Estado para o segundo turno. A conclusão é da segunda pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Toledo e Associados. O candidato da Frente de Libertação do Maranhão ao governo do Estado, Jackson Lago, foi o único a crescer nas intenções de voto. A pesquisa ouviu 1.208 eleitores em todo o Maranhão.

Segundo a pesquisa, realizada entres os dias 20 e 23 de setembro, Jackson subiu de 28,7% para 29,9%. A candidata do PFL, Roseana Sarney, continua com 47,3%; Edson Vidigal (PSB) tem 7,5%; Aderson Lago (PSDB) aparece com 0,7%; Marcos Silva (PSTU) tem 0,6%; João Bentivi (PSOL) tem 0,5%; Saturnino Moreira (Prona) aparece com 0,1%; Antônio Silva Aragão (PSDC) tem 0,1%; e 2,1% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco, anular o voto ou simplesmente não votar.

Na reta final para as eleições, foi registrado um aumento no número de eleitores indecisos. Na última pesquisa eles eram 10,5% do eleitorado e agora são 11,2%. Considerando esses números, os maiores beneficiados são os candidatos Jackson Lago e Edson Vidigal, que tiveram crescimento no índice de eleitores que os citaram com a melhor segunda opção de voto. Jackson aparece como alternativa para 26,1% dos eleitores. Vidigal é mencionado por 19% e Roseana, por 6,2% do eleitorado.

Rejeição - A candidata Roseana Sarney foi quem registrou maior aumento na rejeição do eleitorado, segundo a pesquisa. Do total de entrevistados questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 25,4% citaram Roseana Sarney. Na pesquisa anterior, esse índice era de 23,4%. Jackson Lago apresentou um índice de 8,3% - na última pesquisa, ele tinha uma rejeição de 9,8%.

Quanto ao índice de rejeição dos demais candidatos, Vidigal aparece com 7,6%; João Bentivi com 4,8%; Marcos Silva tem 4%; Aderson Lago tem 3,1%; Saturnino aparece com 3,1%; e Dr. Aragão com 2%. Do total de entrevistados, 39% responderam que não sabem, não pretendem, irão votar nulo ou em branco; e 4,6% disseram que rejeitam todos os candidatos. Os votos dados a candidatos e votos em branco são considerados válidos. Já os votos nulos são considerados inválidos.

Manipulação Jornalística - O presidente da Toledo e Associados e fundador da Associação Brasileira de Institutos de Pesquisas de Mercado, Francisco José de Toledo, esteve em São Luís nesta segunda-feira e rebateu as acusações do Jornal O Estado do Maranhão de que o instituto teria sonegado informações à Justiça Eleitoral. "A Toledo e Associados cumpriu rigorosamente a lei eleitoral entregando, nas datas certas, os documentos que são exigidos. Portanto, é mentira de O Estado do Maranhão de que a nossa empresa não cumpriu a lei", garantiu.

Segundo Toledo, o protocolo de recebimento dos resultados da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TER-MA) está com a data de 21/9/09, às 15h38, sob nº 17.603/2006. O presidente da Toledo e Associados também desqualificou os Institutos Brasmarket e Databrain, considerando-os "picaretas" e duvidando da idoneidade dos mesmos.

"Não temos qualquer tipo de vinculação com partidos políticos. Se qualquer pessoa quiser analisar os questionários da pesquisa é só solicitar porque a lei permite. Está claro que O Estado do Maranhão está defendendo interesses da candidata Roseana Sarney, e as razões para isto, todos sabem", concluiu.

Constat aponta segundo turno - Nova pesquisa divulgada ontem confirma que a eleição para governador do Estado do Maranhão está tecnicamente empatada e que o segundo turno está garantido. Os números confirmam a tendência de queda de Roseana Sarney Murad (PFL), que lidera a pesquisa estimulada com 48,02% dos votos. Em segundo lugar vem Jackson Lago (PDT), com 24,03%, aparecendo Edson Vidigal (PSB) em terceiro lugar, com 15%. A soma de todos os adversários de Roseana Sarney é igual a 44,2%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais para cima ou para baixo, o resultado da coleta é de empate técnico. O levantamento foi feito pela Constat, empresa maranhense que trabalha com pesquisa de mercado há oito anos.

Na guerra das pesquisas eleitorais feitas no Norte e Nordeste, o pesquisador e professor de estatística da Ufma (Universidade Federal do Maranhão), Sílvio Aragão (diretor da Constat), não tem dúvidas quanto a 'manipulação' de dados eleitorais.

"Já vi pessoas montando pesquisa em hotéis do Interior", disse o estatístico.

Mas, além da baixa preparação das pessoas que fazem pesquisa (geralmente terceirizadas pelos grandes institutos), existe também a questão do custo das viagens aos municípios.

"Alguns pesquisadores cobram R$1.200,00 reais por município. Isso é um absurdo porque não cobre nem as despesas com viagem. Eles acabam fazendo a pesquisa sem sequer visitar as cidades. É um projeto que não tem base científica e não Outra questão importante, segundo o professor Aragão, é o respeito ao perfil sócio-demográfico do Estado ou de qualquer outra área pesquisada.

"No caso maranhense, os cortes por escolaridade, renda e idade precisam representar o perfil do Estado. Quando esses dados são grosseiramente alterados, a amostragem fica comprometida e viciada, sem qualquer peso científico".

Pesquisas feitas pelo Ibope, contratadas pelo grupo Mirante (de propriedade da senadora Roseana Sarney), afiliada da Globo no Maranhão, mostraram que o número proporcional de universitários maranhenses era superior ao do Estado de São Paulo. Em uma das quatro pesquisas e amplamente divulgadas, o Maranhão do Ibope tem 44% de universitários, contra 7% dos paulistas. "É uma grosseria, um abuso," disse o professor Aragão.

Outra dificuldade apontada pelo estatístico é trabalhar com dois terços de analfabetos clássicos e funcionais, que representam cerca de seis milhões de maranhenses.

"O pesquisador que trabalha para a Constat é proibido de mencionar nomes de candidatos durante a entrevista. Devemos usar o disco com os nomes dos candidatos e o entrevistado responderá de acordo com sua preferência. No caso de analfabetos, lemos os nomes dos candidatos, mas alteramos a ordem de leitura para não induzirmos o pesquisado a escolher os nomes que nós mencionamos em primeiro lugar", enfatizou o professor Aragão.

A pesquisa foi feita com 1.204 pessoas, entre 21 e 23 de setembro, abrangendo 35 municípios, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Links Patrocinados
ImprimirRecomendar

0 pessoas comentaram a notícia "Institutos apontam segundo turno nas eleições do MA"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.

    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Jornal Pequeno.

    Blogs #

    Arquivos #

    Shopping #

    Processada em 1.547s