Cartas ao Dr. Pêta(drpeta@box.elo.com.br)
Prezado Dr. Pêta;
O “Esquema Sarney”, definitivamente, está mesmo com a pulga atrás da orelha no que diz respeito à sucessão estadual. Nem parece que a Roseana Sarney “já ganhou a eleição”, conforme clima que tenta criar baseada em pesquisas encomendadas ao Ibope pelo Sistema Mirante. Se está tão bem assim, por que será que os Sarney se incomodaram tanto com aquele trecho de discurso de Luiz Inácio Lula da Silva em Imperatriz, nas eleições de 2002, que Vidigal exibe em seu programa no horário eleitoral gratuito? Eles tentam passar para a opinião pública que o ato é ilegal e que ofende o presidente da República, numa tentativa desastrosa e mal pensada de colocar na cabeça do eleitor que Lula e Vidigal são adversários, quando na verdade os dois são aliados, pois fazem parte da mesma coligação.
(Sérgio Ribeiro – São Luís)
Caro Dr. Pêta;
Sobre as pesquisas, já se disse muito. Mas é importante dizer que quando o Ibope é contratado para fazer uma pesquisa no nosso estado, ele não desloca os coletores de dados do Rio de Janeiro; eles contratam normalmente contratam um instituto da cidade. Aí, já deu para entender. Só pra lembrar, sabe como o então senador Cafeteira chamava a Econométrica? Enganométrica.
Assistindo ao horário eleitoral é que medimos o tamanho da “Cara de Pau” deste povo do Sarney. A Roseana faz um esforço terrível para dizer que vai trazer mais indústrias, empregos, etc. etc. Bem, como sabemos a Roseana teve dois mandatos para trazer estas tais indústrias para o Maranhão. Pois bem, eu dou “um doce” (como se dizia antigamente) se alguém me mostrar uma indústria implantada no estado nestes dois anos de mandato dela. Espero que ela não inclua a Usina de Pelotização da Vale. Esta não vale! Os empregos conseguidos no governo dela foram os dos advogados contratados pelos costureiros de Rosário que tiveram de contratá-los, para defendê-los dos processos movidos pelo Banco do Nordeste, que lhes emprestaram o dinheiro. Ah! Tem também o 1º Emprego que foi um fiasco. Os comerciantes contratavam os jovens, e depois de três meses de trabalho eram demitidos por causa dos encargos sociais. Ela promete que tudo isso vai voltar. Credo!
(Cordeiro – Ex-vereador/cartunista)
Caro Dr. Pêta;
A verticalização é uma norma eleitoral em vigor, definida em 2002 pelo Tribunal Superior Eleitoral, segundo a qual os partidos que se unirem para apresentar um candidato único à Presidência da República devem repetir a aliança nos estados, nos municípios e no Distrito Federal.
Serviu única e simplesmente para mostrar que justiça eleitoral não tem condições de fiscalizar uma norma baixada por ela, e que está sendo desrespeitada a olhos vistos. Já diz o ditado popular: “a justiça é cega”, mas no Maranhão, além de cega, ela é capenga, inerte, deixa preocupados os eleitores que assistem de braços cruzados a todas as irregularidades praticadas por partidos políticos e suas coligações.
Vejamos, por exemplo, o caso da candidata do PFL que insiste em se fazer aliada do PT, esquecendo que o PFL é o vice do PSDB na chapa presidencial. Um crime eleitoral nas nossas barbas, nos muros e carros de som que teremos de engolir neste país sério e de leis rígidas.
Gustavo Urbano Lopes – Pinheiro – MA
0 pessoas comentaram a notícia "Cartas ao Dr. Pêta"
Deixe o seu comentário
Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.
* Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Jornal Pequeno.