Jornal Pequeno - 57 anos
São Luís,
Direito 2 - Notícias de Direito a cada 1 hora
Edição 21,983
Edição 21,983

Geral
CRO pede medidas contra taxa de lixo e associação de protéticos
Israel planeja completar retirada do Líbano dentro de dez dias
Sta. Luzia receberá benefícios do Mutirão da Cidadania
Ministro e prefeito inauguram Centro de Atenção ao Idoso
Pavão Filho elogia governo pela isenção das mensalidades do PQD
Governador visita escolas destaques do Prova Brasil
Reforma Eleitoral: o dever de cada um
Dirigentes do MDS discutem controle social dos programas federais
Ministério da Integração autoriza nova forma de renegociar dívidas
70% dos casos já têm cura
Home » Edições » 2006 » Agosto » Edição 21,983 » Geral

Reforma Eleitoral: o dever de cada um

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

Data de Publicação: 16 de agosto de 2006
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Poucas vezes na história e nos meus quase quarentas anos de vida pública presenciei as instituições parlamentares tão desacreditadas como nos dias atuais.

O fato dos depoimentos favoráveis sobre o meu desempenho, pessoalmente me alentam e me dão energia para continuar na luta, mas, ao mesmo tempo, me amarguram ao perceber o nível de descrédito a que chegaram essas instituições no país, principalmente a Câmara dos Deputados.

Um fato novo que nos deixa mais confiantes na recuperação moral desses poderes, além da maciça condenação popular, acompanhamos os esforços, não apenas da Justiça, mas também do parlamento, no sentido de buscar uma punição exemplar.

Os responsáveis por esses escandalosos procedimentos estão enfrentando julgamentos quase inéditos na história parlamentar. E, com a proximidade das eleições, o eleitorado terá a sua oportunidade de entrar em cena punindo os culpados. O mais importante não é apenas que os condenem com palavras ou gestos, mas que apliquem o voto punitivo e exijam justiça.

O fundamento hoje, nessa onda de indignação da opinião pública, não deve ser como opinam alguns: omitir-se, distanciando-se do voto, mas cooperar com todos os setores do país, inclusive com os parlamentares no Congresso ou nas Assembléias que se rebelam com esse comportamento antiético e até mesmo criminoso.

Nessa nova realidade a luta contra o crime é um desafio para o país. Todo o nosso povo deve mobilizar-se para que esses procedimentos incorretos e indignos desapareçam da nossa vida pública e venham conseguir que o Legislativo, o Executivo e o Judiciário mereçam a confiança da nação brasileira. Todos nós que nos opomos a essa situação, continuaremos a batalha de sempre, na luta sem trégua contra os erros e falcatruas que hoje desafiam o país e envergonham a nação.

A Reforma da Lei Eleitoral foi um passo muito significativo no esforço contra essas incríveis deformações, mas seu êxito depende, além da vigilância do povo, da decisão do Poder Judiciário de expurgar de seu seio os que dentro da própria Justiça descumpriram suas funções e responsabilidades. Sobretudo no Maranhão.

Neiva Moreira

Deputado Federal

Recomende esta página Imprimir esta Matéria

Links Patrocinados
 
Jornal Pequeno - O Órgão das Multidões
Copyright 2002 - 2008 Jornal Pequeno. Todos os direitos reservados
Rua Afonso Pena, 171, Centro - São Luís - MA
(98) 3232-7642 Geral - redacao@jornalpequeno.com.br