Acesso Rápido

Shopping #

Direito 2 - Notícias de Direito

cidadesInternos da Penitenciária de Pedrinhas lançam jornal

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
16 de novembro de 2006
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

CIDADANIA

“O surgimento deste veículo de comunicação deixa claro que o governo do Estado aposta em políticas públicas democráticas para ressocializar as pessoas eventualmente privadas da liberdade, a fim de que elas voltem ao convívio social sem maiores traumas”, declarou o secretário de Justiça e Cidadania do Estado, José Magno Moraes, ao presidir a solenidade de lançamento do jornal “Quebrando o Silêncio”, inteiramente produzido por internos da Penitenciária de Pedrinhas.

O jornal – uma experiência pioneira no país, segundo o assessor Olmar Klinch, do Ministério da Justiça –, tem toda a sua concepção originada na participação efetiva de internos da Penitenciária. “Participamos desde o início de todas as etapas: de oficinas para aprender e entender como se faz uma notícia ou uma reportagem, até de um concurso para escolher o nome do jornal”, assinala o interno José Ribamar Barros, o professor Ribamar, coordenador Editorial do “Quebrando o Silêncio”. Ele é incisivo ao afirmar que é “preciso que o preso use a inteligência, tire o pano da cara e entenda que coisas como rebeliões não levam a nada”.

Para o ex-secretário de Justiça e Cidadania Sálvio Dino, medidas como a criação do jornal e a implantação de uma biblioteca Farol da Educação (prestes a ser inaugurada no complexo de Pedrinhas) são aparentemente “pequenas, mínimas, mas têm uma dimensão para além das simples aparências, representando espaços fundamentais para o acesso ao conhecimento”. Dino entende que canais que abram a discussão sobre o sistema prisional maranhense, sob a ótica dos seus protagonistas, devem ser apoiados e incentivados: “Temos a perfeita consciência das dificuldades que enfrentamos para dar conta da complexa situação do sistema, mas quando a informação verdadeira começa a circular, ela areja as estruturas e permite que os níveis de interação entre gestores, internos e funcionários se dêem de forma mais efetiva”.

A linha editorial adotada pelo “Quebrando o Silêncio”, calcada na liberdade de expressão com responsabilidade, foi elogiada pelo secretário adjunto de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa. “O jornal vem ao encontro da concepção moderna segundo a qual todos os que estão momentaneamente privados da liberdade, ao pagar a sua dívida para com a sociedade, devem ter uma oportunidade para reconstruir as suas vidas”, acentuou ele. De acordo com Uchôa, como no Brasil não existe pena de morte, prisão perpétua ou trabalhos forçados, “os apenados que estão aqui, com certeza um dia sairão e, por conta de iniciativas como este jornal, serão novos homens, inteiramente preparados para o exercício de uma vida digna e honrada”.

A segunda edição do jornal “Quebrando o Silêncio” deve ser lançada no mês de dezembro.

Links Patrocinados
ImprimirRecomendar

0 pessoas comentaram a notícia "Internos da Penitenciária de Pedrinhas lançam jornal"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.

    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Jornal Pequeno.

    Blogs #

    Arquivos #

    Shopping #

    Processada em 0.609s