OLIGARQUIA EM DESESPERO
Urbano Santos - O desespero tomou conta da oligarquia Sarney. Em menos de 48 horas, uma ação arquitetada pelos correligionários da senadora Roseana Sarney Murad tirou do ar os programas eleitorais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do candidato tucano Geraldo Alckmin; e, de Jackson Lago, líder nas pesquisas na disputa para governador do Maranhão. Para tentar impedir uma megacarreata, a Justiça proibiu o abastecimento de combustível para carros e motos no município de Urbano Santos.
Mesmo com todas as articulações, o coordenador político da campanha Jackson Lago, ministro Edson Vidigal, comandou a maior manifestação popular que levou às ruas milhares de pessoas em Urbano Santos, Belágua e São Benedito do Rio Preto. A ousadia sarneysista foi além: simpatizantes da herdeira do senador amapaense José Sarney marcaram pífias mobilizações para tentar contrapor a presença de Vidigal na região.
A falta de civilidade começou nos primeiros instantes do desembarque de Vidigal em Urbano Santos. No local da concentração dos simpatizantes do candidato Jackson Lago, um carro de som tentava abafar inutilmente as manifestações dos moradores. Sem dar importância para o fato, Vidigal seguiu com a caravana pelas principais ruas do município. Em seguida, a comitiva se deslocou para Belágua.
Naquela cidade vizinha, policiais militares bloquearam a entrada principal, pois, naquele instante, uma outra pequena carreata seguia pelas ruas da cidade. Para evitar um eventual confronto, Vidigal decidiu encurtar o trajeto naquele município e seguiu para São Benedito do Rio Preto. Na entrada da cidade, milhares de pessoas que votaram em Vidigal no 1º turno aguardavam pacientemente o momento da manifestação.
Desespero de Roseana - O desespero dos correligionários da senadora Roseana Sarney Murad começou na noite da última quinta-feira, 26, quando o programa eleitoral foi retirado do ar da retransmissora da TV Mirante, em Urbano Santos. Os 40 minutos foram preenchidos pelas cenas do comício malfadado ocorrido em Timon, na região dos Cocais.
Diante de tamanha aberração, a vereadora Iracema Vale (PTB) recorreu ao promotor Márcio Maia Alves, que inicialmente se esquivou das providências, mas em troca comprometeu-se a assegurar a exibição do debate que ocorreria naquela noite na mesma emissora. Deste modo, os eleitores foram privados dos programas eleitorais de Lula, Alckmin e Jackson Lago.
A ação do Poder Judiciário local em favor da senadora se estendeu no dia seguinte. Os organizadores foram surpreendidos por uma decisão do juiz Rogério Pelegrini Togmo Rondon impedindo que carros e motos fossem abastecidos nos postos de combustíveis daquele município. A ordem judicial foi repassada para os policiais militares que bloquearam as bombas.
A arbitrariedade prosseguiu. Na entrada de Belágua, a PM segurou por alguns minutos a caravana pró-Jackson Lago. Quando as pistas foram liberadas, uma multidão tomou conta das ruas numa das maiores mobilizações cívico-política realizadas na história. Sem dar importância para os adversários, a caravana seguiu pelas ruas obtendo a simpatia dos eleitores.
Em São Benedito do Rio Preto, a próxima etapa da megacarreata, outra tentativa inútil de confronto. Os simpatizantes de Jackson Lago, sob o comando de Vidigal e lideranças políticas locais fecharam com chave-de-ouro a manifestação política. Após o passeio, um outro carro de som tentou desesperadamente sensibilizar os eleitores em favor da senadora, mas aglutinou um público pequeno.
Em Presidente Dutra, no início da tarde de sexta-feira (27), um aviãozinho lançou panfletos apócrifos. Foi mais um ato de desespero que tomou conta dos adversários do candidato Jackson Lago.
A mobilização prosseguiu ontem, 28, em Pinheiro e Timon. Nestes dois municípios foram realizadas manifestações em apoio ao candidato Jackson Lago. Após os atos, Vidigal considerou as mobilizações como sendo fundamentais para assegurar uma expressiva votação para o candidato pedetista.
"Vamos vencer as eleições neste domingo com o doutor Jackson. Juntos, mudaremos os destinos do Maranhão. Porém, neste momento, reforçamos o pedido para que a população saia às ruas. Compareça às urnas. Votem no doutor Jackson Lago. Nós estaremos de prontidão para coibir as fraudes", disse.